Home

Palestra No Colégio Santo Américo. Texto do Jornalista José Cruz.

outubro 9, 2011

09/10/2011
Ainda resta uma esperança
     Num rápido roteiro por três cidades, estive em São Paulo, onde fui assistir a uma palestra do advogado Alberto Murray Neto, sobre Copa do Mundo, Olimpíada e os impactos na economia nacional. E, por gentileza do palestrante, entrei no debate com outro jornalista, Ary Pereira Jr, companheiro de muitas coberturas, hoje no Terra.com.
     O encontro foi no tradicional colégio Santo Américo, no Morumbi, onde a prática esportiva é comum em todas as séries.
     Fiquei surpreso com o que vi. Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o colégio mantém, até hoje, a filosofia de transmitir a cultura aliada às manifestações artísticas e esportivas, para o desenvolvimento espiritual e intelectual integrados.
     O surpreendente é que isso é real. A atividade física e a prática esportiva são paralelas ao ensinamento curricular.
     Conversei com ex-alunos — Alberto Murray é um deles — e com professores de educação física que me contaram como isso é possível, com até três aulas por semana. E se isso ocorre com as escolas particulares, Brasil afora, porque não nas escolas públicas? Mas é aí que patinamos, pois só 10% delas têm uma quadra, que é o mínimo, para desenvolver a atividade esportiva.
Sobre a palestra
     Alberto Murray, que conhece muito bem os bastidores do olimpismo mundial, acredita que a Criação de uma Agência Nacional do Desporto poderá ser a saída para os desmandos que se praticam no país em nome dessa manifestação física com repercussões no econômico e social. “Mas uma Agência não atrelada à política ou políticos”, defendeu o palestrante.
    É oportuno lembrar, que as agências reguladoras vinham muito bem, até que o ex-presidente Lula da Silva decidiu intervir politicamente. Não aceitava as decisões técnicas e invadiu esses órgãos com seus apadrinhados políticos partidários. A desordem está aí, escancarada.
     O esporte, em particular, tornou-se atrativo para os que vêem no Ministério a forma de ganhar dinheiro fácil. E conseguem! Não duvidem que, em breve, outros partidos comecem a disputar com o PCdoB o espaço daquela área. A briga vai ser grande, pois por conta de Copa e Olimpíada muita grana vai rolar por ali. Literalmente “rolar…”
     Enfim, é o contraste do jogo da esperteza com o que vi em São Paulo — e que ocorre em outras escolas públicas, claro: o ensino, a educação como prioridades e, aí sim, o desporto em todas as suas manifestações integradas à formação cultural dos jovens. Isso é possível. Porém, em nivel de governo ainda é uma proposta que patina no debate acadêmico.
     Mas, enfim, ainda resta uma esperança…
Por José da Cruz às 09h37

Anúncios

One Response to “Palestra No Colégio Santo Américo. Texto do Jornalista José Cruz.”

  1. Maurício Says:

    o jornalismo partidário e parcial de José Cruz….as agências reguladoras estavam tão bem sob o governo de FHC que o legado deixado foi um apagão no fornecimento de energia, com o esvaziamento de toda a estrutura do Min. das Minas e Energia, pois na época de FHC o orçamento do ministério era até menor que o valor que o Brasil pagava em juros da dívida. Por que será que o jornalista, que tanto reluta em criticar o governo tucano não escreve que o diretor da Agência nacional de petróleo, por exemplo, era o genro de FHC e o que acontecia nesse período com a PETROBRAS com plataforma afundando por falta de manutenção e matando vários trabalhadores (quem é mesmo que aparelhava as agências???)…por que será que o sr. Cruz não foi dar uma olhada no que acontece nas escolas públicas paulistas, sem quadras e quando as possui, em péssimas condições, enquanto na Ass.Leg. do estado de S.P., o mensalão pago pelo governador corre solto…onde está o jornalismo imparcial e apartidário?

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: