A Lei Geral do Esporte.

A classe esportiva está mais uma vez mobilizada para requerer ao Congresso Nacional que, finalmente, seja aprovada a lei geral do esporte. Embora este projeto de lei esteja tramitando há cerca de trinta anos, o fato é que o esporte brasileiro padece da falta de uma legislação própria desde sempre. Nunca houve no Brasil uma lei que definisse o marco legal do esporte e criasse uma política de Estado, de longo prazo para o segmento. A cada governo, a cada ministro, o esporte é tratado de maneira distinta, sem continuidade de programas.

O esporte, nos mais das vezes, é entregue a algum partido política, como um ministério terceirizado, em troca de apoio político. E os mesmos governos que subjugam o esporte são aqueles que cobram resultados em competições internacionais. É anacrônico. Pois se o Brasil tem alguma expressão esportiva no cenário mundial, isso se deve ao esforço dos atletas, clubes, confederações e Comitê Olímpico. Historicamente, a participação do Estado na nossa formação esportiva é quase nula.

O bolsa atleta, por exemplo, sem dúvida que ajuda, pontualmente, alguns atletas que atingem as metas estabelecidas pelo programa. Mas está muito longe de ser um programa de desenvolvimento físico, esportivo e Olímpico para o Brasil. Nosso país necessita muito mais. O que se investiu no esporte com os Jogos Panamericanos, Olímpicos e coa do mundo da FIFA no Brasil resultou em muito pouco legado para os atletas e para a nação, sem falar nos notórios casos de corrupção comprovada, envolvendo o setor público e privado. Se esse montante de dinheiro utilizado nesses grandes eventos tivesse sido destinado para massificar o esporte no país, democratizar em todas as regiões o acesso à prática esportiva, criar centros de prática de educação física e detecção de talentos, o Brasil estaria muito melhor.

Que a lei geral do esporte coloque-o como uma prioridade de Estado, uma questão de educação e saúde pública. Que a prática da educação física nas escolas seja obrigatória e que sejam dadas condições de que os professores de educação física professem suas aulas em espaços adequados. Que os professores de educação física sejam bem remunerados e que essa disciplina seja inserida na grade escolar com a mesma relevância que têm o português, matemática, história, geografia, física, biologia, química e outras. Aulas de educação física não são recreio.

Importante, ainda, que a lei geral do esporte contemple dispositivo em que o atleta convocado para representar o país em missões internacionais, não seja considerado faltoso no trabalho ou na escola, enquanto estiverem ausentes. Que siga recebendo normalmente seu salário de seus empregadores e que, nas instituições de ensino, tenha a prerrogativa de ter aulas suplementares para repor aquelas em que não estive presente e que, também, possa refazer as provas sem qualquer ônus.

Outro ponto a ser destacado é a necessidade de isenção de tributos, oi redução de alíquotas para a importação de produtos e equipamentos esportivos. Isso ajudará muito as modalidades.

Já abordei este tema em diversos artigos deste Blog, sugerindo questões pontuais e práticas para que o esporte no Brasil tenha a atenção que merece. E o faço mais uma vez, no momento de muita oportunidade, em que a classe esportiva une-se para ter a sua lei geral.

Categorias olimpismo

2 comentários em “A Lei Geral do Esporte.

  1. Alberto sempre sábio seus comentários para nós, na qualidade Profissional de Educação Física e jornalista, com mais de 45 anos de estrada. Endoçamos o teu ponto de vista. Há 3 anos estudei todo LIVRÃO então vou retomar e talvez atualizar. Gostei Esporte e não Desporto e parece o INCENTIVO melhor colocado. Só não gostei da ausência de muitas profissões que fazem parte do bojo do esporte. ALBERTo parabéns queremos nos escalar nesse TIME para o DEBATE.

    Curtir

  2. Luiz Carlos Gomes Da Silva outubro 19, 2021 — 12:54 pm

    Parabéns Alberto pela iniciativa de apoio ao esporte brasileiro, já faz tempo que o esporte no Brasil carece de apoio do governo municipal,estadual e Federal!
    Que o congresso brasileiro de apoio ao esporte,de todas as formas possíveis!
    Um forte abraço meu amigo, Alberto!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close