Home

Brasil e Croácia É Mais Um Indício Da Corrupção No Futebol.

junho 12, 2014

O futebol é um mundo corrupto, como mais uma vez comprova Andrew Jennings em seu recente livro “Um Jogo Cada Vez Mais Sujo”, editado pela Panda Books. Pois então é lógico que a corrupção não se resume aos gabinetes dos cartolas e dos políticos e às tribunas de honra. A corrupção desde as escadas e invade o gramado.

O conservadorismo da FIFA em seguir rejeitando o uso da tecnologia no jogo é justamente para corroborar a corrupção. Resultados são arranjados e juízes são comprados. É inocente quem acha que isso não existe no esporte mais popular do mundo. E mais corrupto do mundo. Evidente que há erros involuntários, de árbitros incompententes, mas que poderiam ser corrigidos, pelo bem, do jogo e dos torcedores, com o uso da tecnologia em campo.

Não posso assegurar que o árbitro japonês que deu o penalti inexistente no Fred estava comprado. Mas por toda sujeira que envolve esse esporte é, sim, totalmente possível especular que o árbitro japonês estivesse envolvido em atos de corrupção, propenso a beneficiar o time da casa em apuros, uma seleção “poderosa” e popular em todo planeta, cujas vitórias e finalmente o título poderão ser do agrado da FIFA, dos patrocinadores e de tudo quanto mais faz parte desse jogo cada vez mais sujo.

Outra coisa que também me desagrada no futebol é o jeito malandro como o jogo é jogado. Os jogadores passam boa parte do tempo tentando enganar o árbitro (mesmo os honestos) a torcida e os jornalistas, atirando-se ao chão, simulando faltas e dores. Essas são atitudes antiesportivas. Não combinam com a essência do esporte. As modalidades olímpicas e o próprio Movimento Olímpico têm suas mazelas. Mas o grau de caráter é incomparavelmente superior a gente do futebol.

Conta-me um amigo do Rugby que no esporte dele não existe simulação. Apesar de ser um jogo de muito contato, ninguém estabaca-se no chão fingindo estar machucado para prejudicar o oponente, o juiz, o esporte. Segundo ele, quem faz isso é expulso do esporte pelo próprio grupo.

No futebol não é assim. Muita gente deve achar Fred um grande “malaco” do bem, cuja falsidade esportiva, própria do jogo, salvou o Brasil de um fiasco e, ao final, o que vale é ganhar de qualquer jeito.

Eu discordo totalmente disso.

Anúncios

One Response to “Brasil e Croácia É Mais Um Indício Da Corrupção No Futebol.”


  1. […] Read this article: Brasil e Croácia É Mais Um Indício Da Corrupção No Futebol … […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: