Home

Orientações do Rio 2.016 Estão Matando O Esporte Brasileiro.

dezembro 5, 2013

Se Você conversar com Confederações da maioria das modalidades, elas lhe dirão que os poucos recursos que têm disponíveis destinam-se ao tal alto rendimento, em vista dos Jogos Olímpicos de 2.016. Essa é a frequente desculpa da maioria delas para não dar apoio às categorias de base. A ânsia desenfreada do Comitê Olímpico Brasileiro (“COB”) por medalhas em 2.016 está matando o esporte brasileiro. A orientação do COB para suas filiadas é de que todos os esforços sejam concentrados nos atletas de performance. Outro dia o jornalista Paulo Roberto Conde, da Folha de São Paulo, descortinou a situação dramática em que vivem as seleções de base da Ginástica, que competem em torneios no exterior com despesas pagas pelos pais, ou pelos clubes. Ou seja, a Confederação Brasileira de Ginástica simplesmente inexiste para os jovens atletas. talvez até atrapalhe porque ao mesmo tempo que não lhe ajuda em nada, cobra taxas dos clubes e exige de seus atletas o preenchimento de formulários burocráticos e inúteis. Indagada, a Confederação Brasileira de Ginástica alegou falta de recursos para a base. Já o COB, quando perguntado, disse que não recebera da Confederação Brasileira de Ginástica nenhum pedido de liberação de dinheiro para nenhum projeto para as seleções infantis e juvenis. É um jogo de empurra. E essa situação de descalabro não afeta apenas a ginástica. Noventa e cinco por cento das modalidades olímpicas funcionam assim.

O COB tem muito medo de um grande fiasco em 2.016. Ocorre que em poucos anos não fará aquilo que já deveria ter feito em vinte. Nuzman foi um fracasso como administrador olímpico. Com tanto dinheiro poderia ter feito muito mais. Veja quanto custou aos cofres públicos cada medalha conquistada na era Nuzman. Nuzman esteve mais preocupado em organizar eventos do que estabelecer bases sólidas e educacionais de longo prazo para o olimpismo do Brasil. Com dinheiro se faz isso. Mas a ideologia de Nuzman é outra. Ele opta pela elite.

A participação do Brasil em 2.016 será dentro disso que temos visto nos últimos anos, com pequenas variações de medalhas, talvez algumas mais, talvez algumas menos. Mas o Brasil estará muito longe de se ter consolidado como uma potência esportiva mundial. Se ganhar algumas medalhas mais, até com a tropicalização de alguns atletas estrangeiros com nacionalidade brasileira, o COB pode maquilar a imagem e passar para a sociedade a impressão de que melhoramos. Como o Brasil não tem mentalidade olímpica e não entende do assunto, é capaz de engolir o embuste. Se o Brasil piorar sua situação no quadro de medalhas, todos aqueles quem empreenderam esforços e dinheiro para o esporte reclamarão, principalmente as empresas estatais. Vão achar que o esforço não valeu a pena. E no momento seguinte ao fim da aventura olímpica brasileira serão capazes de cancelar seus investimentos esportivos, buscando outras alternativas de marketing. O grande medo de quem vive e realmente preocupa-se com o desenvolvimento do esporte e não de quem somente dele quer se beneficiar é o que acontecerá após 2.016. Notem que se hoje não há projetos para a base esportiva no Brasil, após 2.016 não há projetos para coisa alguma, nem para a alta performance. E se o Brasil não agradar em 2.016, as estatais, os políticos da base e o governo definitivamente tirarão do esporte qualquer prioridade. Dirão assim: “Investimos e não deu certo”. Terão que observar que não terá dado certo porque investiram mal, porque os dirigentes olímpicos são ruins.

Como no Brasil não se investe na estrutura de base, vamos seguir patinando. Se todo esse dinheiro investido no esporte nos últimos vinte anos tivesse sido investido na base do nosso esporte, de forma correta, estaríamos em condições muito melhores para disputar os Jogos Olímpicos de 2.016, 2.020 e assim por diante.

E teríamos um País de mentalidade olímpica, com muito mais saúde.

Anúncios

One Response to “Orientações do Rio 2.016 Estão Matando O Esporte Brasileiro.”

  1. profjeanmagno Says:

    Reblogged this on Blog do Prof. Jean Magno and commented:
    Realmente o que nos espera após a realização dos Jogos de 2016 não é nada animador. E o preço esportivo será altíssimo!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: