Home

Transformar O Uso Dos Estádios Da Copa.

dezembro 10, 2013

O futebol do Brasil pode terminar 2.014 em depressão. Acho que os campeonatos estaduais e nacionais serão deixados de lado, porque todos os esforços da CBF serão empenhados na seleção e na Copa do Mundo. Assim, a organização do futebol do País não terá a correção de rumos de que necessita. Isso é péssimo.

E depois da euforia natural da festa do futebol mundial, poderá vir a depressão. Esteja a Copa do Mundo bem organizada, ou não, a vinda de 32 seleções trará ao Brasil sensação de felicidade. Felicidade passageira, mas suficiente para anestesiar durante 30 dias o ímpeto de contestação de alguns.

Uma vez terminada a Copa do Mundo, governantes e dirigentes não terão como esconder por muito tempo que quase todos os estádios superfaturados serão absolutamente inúteis, de difícil e cara manutenção, podendo alguns deles serem entregues a preço de banana para grupos privados, mesmo após significativas injeções de dinheiro público.

Já que esses estádios ficarão aí e já que muito dinheiro do povo terá sido utilizado para essas obras, uma alternativa para não subutilizá-los é fazer deles centros de desenvolvimento, popularização e massificação do esporte. Esses estádios poderiam ser colocados a serviço do das escolas, da sociedade, capacitando-os com professores que pudessem estabelecer programas esportivos de massa. Os espaços esportivos nos estádios deveriam estar disponíveis não somente para as escolas, mas para o povo, até a terceira idade, com programas de esporte como questão de saúde pública.

A FIFA não permite pistas de atletismos ao redor dos seus estádios. Mas após a Copa eles podem passar por pequenas reformas e construir em volta dos campos de futebol pistas de atletismo. Não precisam ser pistas oficiais, mas locais em seja possível dar iniciação na modalidade, exercer atividades físicas. Isso sem falar nos demais espaços internos nas chamadas “arenas” em que podem ser praticadas outras modalidades.

Se os governos vão privatizar os estádios ou dar a sua concessão de uso para o setor privado, que se coloque nos editais de licitação a obrigação dessa contrapartida social esportiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: