Juan Antonio Samaranch.

Cheguei agora ao Brasil, após ter ficado retido por alguns dias em Frankfurt, resultado dos tais detritos do vulcão.

Recebi a notícia do falecimento de Juan Antonio Samaranch, com tristeza. Conheci Samaranch quando eu ainda era bem criança, em 1.972. Mais do que ser um Colega de meu avô no Comitê Internacional Olímpico (“CIO”), Samaranch e sua família compartilharam sua Amizade com nossa família.

Recentemente, na pesquisa que fiz no Museu Olímpico, em Lausanne (que era o seu grande sonho), sobre os documentos históricos de meu avô, encontrei muita troca de correspondência pessoal pessoal entre os dois. Coisas que tratavam da vida de cada um fora do esporte. Há, lá, entre outros, por exemplo, um bilhete que meu avô escreveu a mão para Samaranch em que dizia “Você já está falando russo?”, quando este foi transferido para a Embaixada espanhola em Moscou. Também ví um bilhete pessoal de Samaranch encaminhado ao meu avô, com palavras de forte emoção, quando meu tio faleceu prematuramente.

Samaranch cometeu erros. Mas quem não os comete? Em 1.984, quem conhece a história do olimpismo (êpa, será que eu posso utilizar essa palavra?), sabe que Samaranch liderou mudanças no Movimento de forma que ele pudesse adaptar-se aos novos tempos e continuar. Foi um momento delicado do Movimento Olímpico. Meu avô era membro da Comissão Executiva do CIO. Mesmo após ter deixado a Presidencia do CIO e após a morte de meu avô, mantivemos contacto amistoso.

Quando meu avô adoeceu e já não reunia tantas forças para sua intensa atividade no CIO, eles conversaram, muitas vezes na minha presença, sobre quem deveria ser o novo membro do CIO no Brasil. Posso garantir aqui que Samaranch tinha sérias restrições ao nome brasileiro que, no Congresso Olímpico de Paris, em 1.994, pateticamente, como se fosse um pedinte, foi bater na porta do nosso quatro e implorar para contar com nosso apoio junto ao Samaranch para ingressar na mais alta entidade do Olimpismo mundial.

Lamento a morte do Amigo Samaranch.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Juan Antonio Samaranch.

  1. Nilson Duarte Monteiro abril 21, 2010 — 2:05 pm

    Olá Alberto,

    Pra mim já foi tarde, demorou muito. Era um dos cânceres do esporte. O primeiro deles, morreu novo, em 1988, Horst Dasler.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close