A Escolha Da Cidade Olímpica Não Se Dá Pelo Regime De Quotas

Imaginem que sua empresa está selcionando uma pessoa para ocupar determinado cargo. Você recebe quatro curricula vitae. Um deles não preenche, absolutamente, as condições essenciais para o emprego. A política de sua empresa obriga-o a entrevistar os quatro candidatos.

Ao entrevistar o candidato sem chances, Você não gasta muito tempo com ele. É atencioso e faz meia dúzia de perguntas triviais, com cordialidade, a fim de não desapontá-lo. Ao despedir-se do pretendente ao emprego, por educação, cumprimenta-o efusivamente e deseja-lhe boa sorte. Justamente por saber que esse estará fora do páreo.

Já os outros três candidatos são todos excelentes. Cada qual está apto a assumir a tarefa. A decisão é dura. Não lhe será fácil escolher o melhor. Então Você desfere, a cada um deles, uma bateria de perguntas para que o comitê de seleção possa ter o maior número possível de informações e tomar a decisão acertada.

Um desses três será o escolhido porque é melhor. Sua empresa não adota o regime de quotas. Contrata o mais competente para a função, não interessando o sexo, idade, condição social, credo religioso, cor, ou local de origem do candidato.

Transfiram isso para o cenário olímpico e terão o contexto das recentes apresentações havidas em Lausanne, pelas Cidades candidatas às Olimpíadas de 2.016.

Categorias olimpismo

2 comentários em “A Escolha Da Cidade Olímpica Não Se Dá Pelo Regime De Quotas

  1. Leandro Feitosa junho 27, 2009 — 9:29 am

    Esta história de quotas é também muito parecido com algumas escolhas feitas pela Confederação Brasileira de Triathlon. Fazem o sistema de pontuação onde tem um ranking que infelizmente não tem a participação dos melhores dos melhores do brasil e sim produto de fábrica.
    Espero que o cenário Olímipico no Brasil saída da toca e se profissionalise, caso contrário não teremos mais credibilidade no esporte.

    Curtir

  2. Franscisco Ferreira Saad junho 27, 2009 — 10:12 am

    Gostei muito deste artigo. Mostra claramente o que realmente funciona o esquema de escolha no sistema. Deixa claro como o cenário olímpico. Parabéns!!

    Curtir

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close