O Rio Olímpico É Uma Festa. Paga Com Dinheiro Público.

Após a apresentação das candidaturas em Lausanne, os jornais brasileiros noticiaram que a patoto olímpica do Rio 2.016 vai percorrer os continentes em buscas dos votos (que certamente ainda não têm e que continuará sem tê-los). Como o COB e o Co-Rio não têm competência, ou credibilidade, para arranjar patrocínios privados, essas contas nababescas serão pagas com dinheiro do povo mesmo. Para alguns, essa é a chance de conhecer o mundo de graça e ainda gozar das benesses que essa “candidatura” oferece.

Daí cabem as perguntas que tanto os incomoda: (a) Quantas pessoas irão nesses excursões olímpicas?; (b) Quanto custará cada viagem?; (c) Quem irá emitir os bilhetes, reservar carros, hotéis e outros? Será a Tamoyo Turismo, ou a Voetur? (Sobre esse tema atentem para as recentes decisões do Tribunal de Contas da União sobre o assunto).

Quem lê esse Blog deve se lembrar sobre o post que eu escrevi há alguns mêses atrás. Eu fiz uma comparação muito detalhada entre a prestação de contas de uma viagem da trupe olímpica a Lausanne e comparei os mesmos ítens por eles detalhados, a valores de mercado internacional. E mais ainda, em minha avaliação, tomei como base os preços dos locais e serviços de maior luxo, tais como quartos de hotéis, locações de vans, fotógrafos particulares, restaurantes. Ainda assim a “minha”viagem, em comparação com a deles, com o mesmo número de pessoas, teria custado cerca de U$ 60,000.00, ou pouco mais do que isso, mais barata. Como escrevi na época, a sobra deve ter sido dinheiro do café. Ou das gorjetas nos hotéis.

Categorias olimpismo

5 comentários em “O Rio Olímpico É Uma Festa. Paga Com Dinheiro Público.

  1. Não esqueça de pedir satisfações sobre o preço do aluguel do prédio da nova sede deles na Barra da Tijuca, antes o local abrigava um campus da Universidade Castelo Branco, e segundo consta, a instutuição quase quebrou de tanta despesa que teve com o prédio.
    Me corrija se estiver errado, a antiga sede do COB era no edifício Cândido Mendes correto? Ou era apenas mais um escritório pago a peso de ouro?

    Curtir

  2. Pedro Paulo Mansur Nades junho 25, 2009 — 2:13 pm

    O dinheiro público neste pais virou uma festa. Tomo mundo quer ser convidado a ganhar um pouquinho ou dão um jeito de entrar de penetra. É de rir mesmo!
    Espero imensamente como um cidadão que paga uma carga tributária enorme que os operadores do direito, honestos e verdadeiros, façam alguma coisa com esta poca vergonha que esta escancarado no esporte brasileiro.
    Infelizmente o esporte no Brasil esta ficando desacreditado de tanta coisa erra que se vê e se descobre a cada dia. Temos que fazer alguma coisa!!

    Curtir

  3. cuidado. a patota, covardes que são, pode lhe processar por crime contra a segurança nacional. o chefe deles, que é o mais covarde deles todos, quando fica bravinho, se torna perigoso.

    Curtir

  4. Marcus Magalhaes Fonseca junho 26, 2009 — 10:55 am

    Gostaria de saber onde isso vai parar? Porque não se faz nada contra a atitude destas organizações e entidades esportiva neste País!
    Depois querem fazer olimpídas no Brasil! Agora imagina quanto dinheiro público esta sendo joga fora pelos rapolos com a copa do mundo. Cadê a estrutura do Pan sendo reaproveitada como foi combinado pelo COB. Dinheiro também jogado fora!!

    Curtir

  5. Caro Andre Buriti, a sede da Rua da Assembleia era propria e, alias, havia ate salas que eram alugadas. Nao precisava ter saido dela. Foi um outro projeto megalomano do COB atual. Abracos. Alberto Murray Neto

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close