Home

Relatório do Tribunal de Contas da União Federal Conclui Que Dinheiro do Pan 2.007 Não Foi Bem Gerido

outubro 27, 2008

Estou de posse do Relatório e do Voto, completos, elaborado pelo Tribunal de Contas da União Federal (“TCU”), acerca do dinheiro aplicado pelo Governo Federal no Co-Rio, para a  realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2.007. Quem quiser lê-los, no website do TCU as peças estarão disponíveisl. O processo leva o número TC – 014800/2007-3 (com dez anexos e 6 Volumes de anexos). O apenso leva o número TC-008.860/2007-6 (com cinco anexos). O Ministro relator é o Dr. Marcos Vinícius Vilaça.

Os Técnicos Auditores do TCU dissecaram, centavo por centavo gasto no Jogos Pan-Americanos de 2.007. Atestam, no relatório, que o trabalho ficará melhor quando o Ministério dos Esportes for mais cooperativo e enviar as informações e comprovações solicitadas a tempo e à hora. Há uma clara reclamação do TCU dirigida ao Ministério do Esporte, que não provém as infomações necessárias para a apuração mais detalhada dos fatos.

De qualquer forma, o TCU, expõe, em detalhes, a maneira desastrosa como foram geridos os recursos públicos, de grande soma, destinados aos Jogos Pan-Americanos Rio 2.007, tendo como responsáveis os Dirigentes do Co-Rio. Esse relatório disseca as contas e condena o super-faturamento de cerca de 1.000 % (hum mil por cento) com relação ao orçamento inicial. Diz que o dinheiro foi tratado com incometência. Usa expressamente as palavras “falta de planejamento” e “má gestão do dinheiro público”. Até me meras diárias de hoteis do Rio de Janeiro, para hospedagem de convidados e oficiais, o TCU diz que as diárias pagas não foram apropriadas.

O Voto do Ministro Relator Marcos Vinícius Vilaça acolhe o Parecer dos Técnicos e acusa os gestores do Co-Rio em todas as área de atividade, item por item, não lhes dando referesco. Essa áreas em que são listadas irregularidades, incluem, mas não se limitam a: custos e planejamento; instalações esportivas; acomodações; infraestrutura urbana e de transporte; segurança; meio ambiente e patrimônio histórico; governo e organização dos Jogos; legado. Nada escapa das críticas profundas e severas do TCU.

Mas uma coisa me chamou a atenção. Ao determinar o arquivamente do processo, ainda que reconhecendo que processos paralelos poderão ocorrer na medida em que o Ministério do Esporte forneça os dados faltantes, o Ministro Relator determina o envio de suas reprimendas (ou seja, cópia do Relatório e Voto) à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional; ao Ministério do Esporte; à Agência Brasileira de Intelgigência (ABIN); à Secretaria Nacional de Segurança Pública  (SENASP/MJ); à Casa Civil da Presidência da República; ao Governo do Estado do Rio de Janeiro; à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; ao Comitê de Gestão das Ações Governamentais dos XV Jogos Pan-Americanos de 2.007; ao Comitê Organizador dos Jogos XV Jogos Pan-Americanos 2.007 (CO-RIO) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ministro, e ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ????????? Se não mandar para o Ministério Público Federal, sabem o que vai acontecer? Rigorosamente nada! Isto porque aqueles que receberam são os grandes interessados no esquecimento de tudo o que o TCU, de forma competente, detalhou em seu trabalho. Não coloque esse trabalho em vão.

Não tendo sido determinada a remessa do minuscioso trabalho do TCU ao Ministério Público Federal, fiscal da Lei e Advogado da Sociedade, eu o farei. Enviarei mais uma carta ao Procurador Geral da República, em Brasília D.F. com o Relatório do TCU anexo, pedindo a instauração de inquérito para investigação de todos os desmandos muito bem narrados na peça processual em questão.

O que não dá, é para engolir o arquivamento sem que seja dado conhecimento do fato ao Ministério Público Federal, após as acusações gravíssimas, subscritas pelo próprio TCU. Não vamos deixar isso passar em branco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: