Home

Cuidado com Ufanismos e Patriotadas nos Jogos Panamericanos.

julho 7, 2015

Os Jogos Panamericanos começam hoje, em Toronto, no Canadá. É uma das competições mais importantes que o Brasil participa. É o nosso torneio continental. Assim como há os Jogos Asiáticos, Europeus, temos o nosso Panamericano. O Brasil vai com força máxima e, assim, ganhará muitas medalhas. Que bom! Mas que ninguém ache que uma boa performance brasileira nos Jogos Panamericanos significa uma prévia do que veremos no ano seguinte, na Olimpíada. Os Jogos Panamericanos já tiverem nível técnico melhor. Hoje, trata-se de uma competição de nível médio e, em alguns casos, bem abaixo do médio se comparado com resultados mundiais. É muito comum ver um campeão pan-americano sequer obter índice para os Jogos Olímpicos. As maiores potências continentais, como os Estados Unidos e Canadá, não vão com suas equipes principais aos Jogos Panamericanos. Utilizam essa competição regional como plano de amadurecimento de atletas mais jovens. Em matéria no UOL de hoje lê-se que somente 6% da equipe dos EUA que vai ao Jogos Panamericanos já subiu em pódio olímpico. Ou seja, 94% da equipe do país esportivamente mais poderoso do planeta é jovem, está em formação.

A maior parte da população brasileira não está afeita aos assuntos dos esportes, que não sejam aqueles do futebol. Então o povo que gosta de esporte – embora sem entendê-lo – pode achar que as mais de cem medalhas que o Brasil certamente ganhará em Toronto significará que definitivamente estamos inseridos no contexto das maiores forças do esporte mundial, ao lado do próprio Estados Unidos, Rússia, Japão, China, Coréia do Sul, França, Inglaterra, Itália, Austrália e outros. Será uma conclusão errada. Deve ser observado que nos Jogos Panamericanos estaremos competindo com as equipes B, ou C dos Estados Unidos e Canadá, com o melhor de Cuba, México e Argentina, e com países sem tradição esportiva na América do Sul e Central, tais como Bolívia, Honduras, El Salvador, Nicarágua e outros.

Muito cuidado com ufanistas de plantão e com a cartolagem que poderá tentar dar a impressão de que os Jogos Panamericanos são algo diferente daquilo que realmente são, para dar a impressão de que o vastíssimo dinheiro público empregado nos esportes olímpicos está dando resultados muito além dos esperados.

É muito bom estar bem colocado nos Jogos Panamericanos. Mas isso não significa muito em nível mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: