Home

Atos de Indisciplina no Esporte Devem Ser Punidos. Mas Deve Sempre Haver Transparência.

setembro 8, 2014

Muito se está falando sobre o corte do jogador Maicon da seleção brasileira. Se realmente houve um ato de indisciplina, sou favorável à punição. O atleta deve ter consciência de sua responsabilidade, da importância de manter o equilíbrio e o bom comportamento. A questão que me incomoda é a comissão técnica esconder as razões da punição e tornar a questão um assunto proibido. Esse tipo de comportamento só serve para alimentar boatos de todas as espécies. O correto seria alguém da comissão técnica fazer um pronunciamento oficial, contar o que houve e por fim ao assunto.

Lembro-me dos Jogos Olímpicos de 1.984, em Los Angeles, quando o Brasil foi classificado para disputar a final do 4 x 100 metros, no atletismo. Robson Caetano, integrante daquele revezamento, passou a noite imediatamente anterior àquela final fora da Vila Olímpica, em companhia de uma mulher. Além de ter deixado o chefe da delegação e seus companheiros de equipe preocupados, o ato de indisciplina comprometeu a preparação atlética da equipe finalista olímpica. Um ato absolutamente irresponsável do atleta Robson Caetano que, quatro anos mais tarde, ganhou uma medalha de bronze nos 200 metros rasos. Mas a medalha, que merece todos os méritos, não exclui o erro cometido por Robson Caetano quatro anos antes. Em 1.992, em Barcelona, também nos Jogos Olímpicos, Robson não correu bem o revezamento 4 x 400, como primeiro homem, entregando o bastão em último lugar. Seus companheiros de equipe correram muito, chegaram em quarto lugar, muito petto do terceiro, o que seria um bronze para o Brasil.

O fato é que quando Robson Caetano foi cortado da equipe olímpica em 1.984, ao retornar à Vila Olímpica depois de sua noitada, não lhe foi permitido sequer entrar na Vila. Sua mala estava na porta e de lá ele foi enviado para o aeroporto, retornando ao Brasil. E a razão de sua exclusão da equipe brasileira foi normalmente comunicada a todos, sem mistérios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: