Home

Notícias da ONG Sylvio de Magalhães Padilha. Texto de Duda Groisman.

novembro 27, 2011

NOTÍCIAS SYMAP ESPECIAL
Homenagem a Leandro Prates Oliveira

Leandro é um exemplo positivo para todos. Ele trabalha desde seus 13 anos de idade. Com 17 anos descobriu o atletismo e em apenas uma semana de treino ganhou uma competição entre as escolas.

Quando tinha 19 anos, Leandro trabalhava em uma metalúrgica, mas já era um dos principais corredores da Bahia. Aos 21 anos deixou Vitória da Conquista, sua cidade natal, para vir para São Paulo. Morar em São Paulo não era um sonho, mas um caminho para disputar as melhores e mais importantes provas de rua.

A adaptação não foi fácil. Devido à falta de patrocinadores, assim que chegou a capital paulista foi trabalhar em uma fábrica de plásticos das 14 às 22 horas. Pela manhã nosso herói treinava.

Alugou um quarto em uma casa simples, em uma das diversas comunidades carentes da cidade de São Paulo. Na falta de colchão dormia sobre papelões. Preocupado com sua família, Leandro nunca contou isso a eles. Ele se fortalecia a cada momento, a cada dificuldade. Mesmo com tantos contratempos, nosso atleta nunca pensou em desistir.

Um ano depois de sua chegada a São Paulo, conheceu a ONG SYMAP e se tornou um dos 8 atletas da equipe. Conquistou apoio financeiro, técnico, nutricional. Além de moradia, material esportivo e outras coisas necessárias para viver seu sonho.

Em 2007 a SYMAP ficou sem patrocínio. Para continuar com o trabalho social com as crianças em Paraisópolis tivemos que cortar a equipe de alto rendimento. Decidimos manter o Leandro na equipe como único atleta, pois ele sempre apresentou valores morais e éticos importantes e que tínhamos certeza que seria exemplo positivo para as crianças do projeto.

Na corrida por seus sonhos Leandro se formou Policial Militar. Ele ficou com uma das 2.000 vagas entre os 110.000 candidatos e na formatura foi condecorado com a medalha de mérito intelectual pelo Governador do Estado de SP como sendo o primeiro da turma.

Quando perdemos o patrocínio ele me disse: Tenho outra fonte de renda. Pode parar de me pagar, pois sei que a ONG está sem patrocínio e pode usar o dinheiro que me paga para ajudar as crianças. Obviamente a proposta dele não foi aceita, mas mais uma vez comprovava que nossa decisão de ficar com ele foi mais que acertada.

Aliás, a escolha de ficar na SYMAP sempre foi do Leandro. Ele ao longo dos 8 anos conosco sempre recebeu propostas financeiras superiores, mas nunca nos deixou e nunca exigiu nada em troca para continuar na equipe.

Leandro é o exemplo que falta nos dias de hoje onde ter parece mais importante que ser.

Leandro sempre diz que o esporte mudou completamente sua vida, que lhe mostrou outra postura e mentalidade perante ela. Foi através do esporte que ele conheceu outros países, que ele se sentisse prestigiado nas conquistas de títulos, nas subidas em pódios e nas diversas vezes que fez soar o hino brasileiro.

Como Policial Militar salvou vidas, como atleta Leandro tem várias conquistas ao longo dos 10 anos de carreira.

Foram várias provas, títulos estaduais, mas nos últimos 2 anos foi um grande destaque nas principais provas do calendário do atletismo:

*   Troféu Brasil – Bicampeão (2010 e 2011) brasileiro nos 1.500 metros e Campeão nos 5.000 metros em 2010 e prata em 2011
*   Campeão SULAMERICANO nos 1.500 metros em Buenos Aires em 2011
*   Campeão da Milha de Rua em Belém em 2011
*   Campeão do Ibero Americano (San Fernando Espanha) nos 3.000 metros e bronze nos 1.500 metros em 2010
*   Campeão do PAN de Guadalajara (México) 2011 nos 1500 metros

Especialmente no PAN, ele mostrou toda sua garra e dedicação ao ganhar por uma diferença de apenas um centésimo de segundo. Leandro ainda tem um grande desafio pela frente: baixar em 4 segundos sua melhor marca nos 1500 metros para se habilitar para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Para Leandro … o esporte é fantástico. Ele nos ensina muitas coisas. O esporte nos mostra a realidade, pois a vida é uma competição e podemos ser vencedores, basta acreditar, querer muito e buscar aquilo que desejamos, fazendo de tudo para ultrapassar as barreiras do dia a dia. O importante é nós mesmos não colocarmos barreiras no nosso caminho. Temos que viver pelo sonho.

Leandro você é um exemplo de valores morais e éticos, algo tão carentes nos dias de hoje. Você é uma das preciosidades que faz com que acreditemos na SYMAP e em educar através do esporte com base nos ideais olímpicos.

Este NOTÍCIAS SYMAP é uma homenagem pelas suas conquistas e um eterno agradecimento por ser exatamente quem você é.

PARABÉNS e MUITO OBRIGADO!!!!

Duda Groisman,
Gestor da ONG SYMAP

________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: