Rabaça, Jogos Abertos, Major Padilha e Atletismo.

Recebi a mensagem abaixo do Professor José Antônio Rabaça. Rabaça foi excelente atleta. É um dos mais destacados técnicos de atletismo do Brasil. Esteve em Jogos Olímpicos, Jogos Panamericanos, Campeonatos Mundiais e tantos outros certames. Foi também meu técnico, no Esporte Clube Pinheiros. Aí vai a mensagem:

” Bom dia Beto. Espero que esteja tudo bem com você e família. Fico muito feliz em receber suas mensagens, e-mails, textos, principalmente quando fala do seu avô.

Eu tive a honra em conhecê-lo no Pacaembú: ele, como Diretor do DEFE, durante as competições de atletismo, no Colegial de 1965, quando ele me indicou para carregar a tocha “Olímpica” para o início dos Jogos. Algumas modalidades iniciavam suas disputas antes do início formal do Campeonato. Fui convidado por ter quebrado o recorde paulista estudantil dos 100 m.

Conhecer seu avô e receber essa homenagem foi uma grande honra para mim. Em 1971, formado em Educação Física, participei de um concurso público promovido pelo DEFE, porque seu avô queria nomear professores para trabalharem na iniciação do atletismo e da natação no Conjunto Esportivo Guilherme Vaz Guimarães. Assumi o cargo em 1972. O grupo de professores trabalhava na iniciação dessas modalidades e em todas as competições promovidas pelo departamento, chefiada pelo seu avô.

Competições como colegiais, que eram imensos e envolvia muitos participantes. Já não é mais assim atualmente o Trofeu Bandeirantes, Jogos Regionais, Jogos Abertos. Ressaltando que o Trofeu Brasil foi criado pelo DEFE. Essas competições tinham uma grande importância para as cidades do interior, para as escolas, para os participantes e sem dúvida para o esporte brasileiro.

Não lembro a data, creio 1973, conversei com os demais professores de atletismo e propus que os Jogos Regionais e Abertos envolvessem todas as provas da modalidade e não somente aquelas que eram disputadas. Fiz a proposta e solicitamos ao Coordenador uma data para uma reunião com ele. Foi marcada a reunião, na Água Branca, porém nenhum dos professores quis falar sobre ela com o Coordenador. Talvez por insegurança e receosos em falar com o Major e passaram para mim apresentá-la, porque eu havia tido a ideia e a escrevi.

Entreguei a proposta para seu avô, ele leu. Chamou Sr. João Podiboy e disse que o atletismo do Jogos, daquele ano em diante seriam disputados com todas as provas do atletismo.

Quando leio seus textos falando sobre seu avô, tenho que expor a admiração que tenho nele e a felicidade de tê-lo conhecido, trabalhado e o quanto ele e você me auxiliaram muito na profissão de técnico de atletismo.
Um grande abraço.

Rabaça.”

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close