A Comissão De Avaliação Vem Aí.

O Rio de Janeiro já tem, entre as quatro Cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2.016, a pior nota técnica, atribuída pela Comissão de Avaliação do Comitê Internacional Olímpico (“CIO”). Para quem se lembra, o Rio ficou atrás até de Doha.

A visita do membros do CIO ao Rio será uma festa. Terá o calor humano do povo carioca, samba, festa, caipirnhas exaltações, emoção, escola de samba e, claro, naquilo que efetivamente importa para uma avaliação, muito blá, blá, blá por conta da patota olímpica brasileira.

Se alguém pensa que a Comissão de Avaliação vai falar mal do Rio, está muito enganado. Pelo contrário, vão elogiar o empenho do Rio, como sempre fizeram, com todas as Cidade candidatas.

A coisa vai apertar no momento de elaborar o relatório e atribuir as notas. Daí a emoção não conta. A grande diferença entre o Rio de Janeiro e as demais Cidades reside no fato de que, nas outras, vão ver situações reais, em todas as áreas. E aqui, apenas maquetes e promessas. Ademais, o que conta não é somente o “esqueleto olímpico” que o Rio de Janeiro põe no papel. Vai ser analisada a questão social, a miséria nas ruas, puluição ambiental, violência urbana, briga de gangues, a falta de hospitais de alto nível, hotelaria de baixa qualidade e insuficiente, avenidas engarrafadas, transporte público lastimável, falta de metro e, de um modo geral, o índice de desenvolvimento da Cidade.

Por mais que a turma do Rio 2.016 queira alienar a Comissão do CIO desses problemas, eles são visíveis e, certamente, embora até possa parecer, durante a visita, que não tenham dado muita atenção a isso, o subdesenvolvimento patente vai constar do relatório final.

O fato de o governo garantir o dinheiro também não conta nada. Todas as demais também têm o dinheiro e, melhor ainda, com grande parte vinda da iniciativa privada. Palavra, inclusive escrita, de governos não conta muito e todo mundo desconfia.

Tanto Chicago, Madri e Tokyo fazem as Olimpíadas em seis mêses, se for necessário. O Rio não. E farão por um custo muito menor do que o Rio de Janeiro. Continuo afirmando que as chances da vitória carioca são abaixo de zero.

E continuo achando que seria muito melhor gastar esse dinheiro em programas sociais, do que ficar alimentando ambições e egos de alguns.

Categorias olimpismo

Um comentário em “A Comissão De Avaliação Vem Aí.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close