Entidades Esportivas Estão Certas ao Suspender a Rússia.

Algumas entidades desportivas anunciaram a suspensão da Rússia, que ficará impossibilitada de enviar representações aos torneios por ela organizados. A decisão é acertada. A de maior impacto é, por enquanto, a da FIFA, que implica a não participação da Rússia na Copa do Mundo de futebol. Quem tiver qualquer poder, por menor que seja, de retaliar a Rússia, deve fazê-lo. Claro que o ditador Putin não vai parar sua incursão sobre a Ucrânia porque a seleção de seu país estará fora de competições internacionais. Putin não está nem aí para isso. Mas é mais uma maneira que o mundo tem de demonstrar sua rejeição à guerra.

Espero que as organizações esportivas mantenham-se firmes, corajosas e que não recuem dessa decisão. Pelo que já fez até agora, a exclusão da Rússia é mais do que justificada. E que as organizações esportivas não hesitem. Não poderão admitir que as delegações russas estejam representadas pelo seu Comitê Olímpico, ou Federações nacionais. A Rússia fica fora e ponto final.

E os atletas russos que, em tese, não têm culpa? Paciência. Os atletas russos terão que pagar pelos atos genocidas de seu líder. Tem que ser assim. A reação contra a Rússia tem que ser firme e decisiva.

Excluir a Rússia do cenário esportivo mundial não tem nenhuma relação com os boicotes de 1.980 e 1.984 Sempre fui contra aqueles boicotes. Naquelas ocasiões o mundo não estava em guerra. A invasão da ditadura comunista soviética ao Afeganistão, em dezembro de 1.979, não se parece em nada com a guerra promovida pela Rússia de hoje.

O mundo do esporte (que pertence aos atletas) deve dar uma clara mensagem de que não tolera a tirania. Que a prática desumana da Rússia de Putin não encontrará guarida no Movimento Olímpico (aliás, o mundo do esporte deveria abster-se de bajular ditaduras).

O Olimpismo é o meio de entendimento dos povos por meio do esporte, da cultura, do meio ambiente e da tolerância. Tudo que a Rússia de Putin despreza.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close