O Iphan e o Tombamento do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera.

Li, hoje, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez publicar no Diário Oficial da União o tombamento provisório do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Ibirapuera. É uma vitória do esporte e da cidadania sobre os tacanhos.

Já escrevi neste Blog sobre a história do Ibirapuera. Leia o artigo neste link:

https://albertomurray.wordpress.com/2020/12/01/a-favor-do-esporte-pela-manutencao-do-conjunto-esportivo-do-ibirapuera/

O complexo do Ibirapuera foi concebido para que a Cidade de São Paulo tivesse, em área central, um espaço público, poliesportivo, destinado à prática de atividade física e que pudesse servir à massificação, ao lazer e ao alto rendimento, atendendo pessoas de todas as idades, E foi assim mesmo que o Constâncio cresceu, desenvolveu-se e consolidou-se como o mais importante espaço esportivo do Brasil. Cumprindo a sua valorosa missão, aquele espaço já serviu a milhões de brasileiros. Se, atualmente, o local está “abandonado”, a culpa é dos governantes, que fazem questão de desvalorizá-lo, para justificar sua destruição. Tivesse o Estado de São Paulo cumprindo com sua obrigação de democratizar a prática esportiva, com um amplo programa de inserção do esporte na vida dos cidadãos, como propulsor da saúde e da educação, o Ibirapuera estaria funcionando a todo vapor. A culpa é, portanto, dos governantes, que ignoram a relevância do esporte. Em outros tempos, o Constâncio Vaz Guimarães era repleto de atividades, da manhã à noite. Basta querer fazer.

Não sou contra a construção de uma moderníssima arena multiuso em São Paulo. Mas que não seja ali, onde está o Ibirapuera. Claro que uma arena multiuso seria útil para São Paulo (conheço inúmeras espalhadas pelo mundo). Porém, para tê-la, não é necessário destruir um espaço central destinado à massificação da atividade esportiva. Em todos os países do mundo em que o esporte é levado a sério (e que se tornaram potências Olímpicas), há sim, modernas arenas multiuso. Mas nenhum desses países (nenhum mesmo), abriu mão de ter em suas principais cidades espaços públicos (ou atuando em parceria com o setor privado, sem desvio de finalidade), destinados ao esporte para todos, objetivando a popularização da atividade física.

Cumprimento todos aqueles, atletas, dirigentes, entidades, jornalistas, pessoas que sabem da importância do esporte, que se uniram para manter o Ibirapuera destinado ao fim para o qual foi criado. Especiais cumprimentos àqueles que encabeçam a ação judicial em curso para evitar a destruição do local.

Uma pena que o tombamento provisório do Ibirapuera tenha sido em decorrência de uma disputa política menor, de um bando contra o outro. O Ibirapuera deveria ser conservado em razão de sua história e relevância para o desenvolvimento do Estado e do país.

Categorias olimpismo

Um comentário em “O Iphan e o Tombamento do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera.

  1. Luiz Carlos Gomes da Silva novembro 6, 2021 — 8:39 am

    O ginásio do Ibirapuera foi muito importante para minha vida, todos os dias estava lá na pista, fazendo meus treinos… Saudades!
    O governo tem que fazer esta estrutura funcionar, como antigamente, proporcionando esporte e lazer para todas as pessoas de São Paulo e do Brasil!
    Vamos torcer para que o Ginásio do Ibirapuera,volte a ser um centro de treinamento para todos os esportes.
    Parabéns Alberto pela iniciativa, são de pessoas assim que o Brasil precisa!
    Um forte abraço meu amigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close