Basquete Sub 19 Faz Acender a Luz Vermelha Na CBB.

Os fracos resultados do basquete brasileiro no último ciclo Olímpico fizeram desabar o volume de recursos para a modalidade, que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) descentraliza para as Confederações, a partir da Lei Piva, para o exercício de 2.021.

Esportes sem tanta tradição têm tido melhor performance que o basquete nos últimos quatro anos e, por direito, receberão mais dinheiro proveniente das loterias. Os critérios utilizados pelo COB para repassar dinheiro para as modalidades levam em conta uma série de fatores, entre eles, participações e resultados em Jogos Olímpicos, mundiais, inclusive os obtidos nas categorias sub 20. Nos últimos quatro anos, o basquete foi mal em todos. E está no fim da fila entre as modalidades com direito a receber os recursos descentralizados pelo COB.

O basquete brasileiro ficou fora de Tokyo 2020/2121, o que foi um fator muito negativo. A única fez que isso ocorreu foi em Montreal 1.976. Grande retrocesso.

Os resultados obtidos pela seleção brasileira feminina sub 19 são muito preocupantes. Vai disputar um jogo que, se vencer, ficará em penúltimo lugar no campeonato mundial. Algo é necessário ser feito.

Deve ser lembrado que o COB, no final do ano passado, fez um aporte extraordinário de verbas para a CBB, que agonizava em razão de sua condição financeira muito precária. A CBB foi bater às portas do COB e, não fosse a ajuda, não teria recursos para sequer disputar os pré-olímpicos, ou mesmo pagar suas contas mais comezinhas.

Alguma coisa há de ser feita! Já cansou essa ladainha de só ficar culpando gestôes passadas pelos erros do presente. Essa gestão já está no poder há cinco anos, tempo que deveria ser suficiente para ver mudanças e resultados práticos positivos.

É necessário discutir, reavaliar, com profundidade os rumos da atual gestão da CBB. Ficar fora de Paris 2024, daqui a três anos, será ainda mais traumático para o basquete do Brasil. É urgente. A luz vermelha está acesa na CBB.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close