CONSTRUINDO UMA NAÇÃO OLÍMPICA.
Por Alberto Murray.
A Academia Olímpica Internacional (AOI) é o principal braço educacional do Comitê Olímpico Internacional (“COI”). Foi fundada em 1.948 e sua localização é mágica, ao lado dos sítios arqueológicos de Olympia, aonde se realizavam os Jogos Olímpicos da Era Antiga. É um lugar lindo.
Ao longo do ano, a AOI promove uma série de cursos e eventos que promovem os Valores Olímpicos e também tratam de questões atuais relacionadas aos Jogos e ao Movimento. As questões abrangidas não são apenas esportivas. Abrangem aspectos sociais, culturais, ambientais, igualdade e outros. Todos esse segmentos se misturam ao Movimento Olímpico.
Em 1.994 tive a grande honra de representar o Comitê Olímpico do Brasil na Sessão para Jovens Participantes, que ocorre a anualmente em julho. São dois representantes por Comitê Olímpico Nacional, uma mulher e um homem. Foi uma das melhores experiências da minha vida. Ao mesmo tempo que nos submetemos a estudos muito profundos sobre questões do esporte, da prática e da administração, aprendemos a reconhecer a importância dos valores Olímpicos. É uma chance única de conviver com pessoas de todo mundo, que têm o interesse comum de promover um mundo melhor por meio do esporte. Com muito orgulho tenho o diploma de graduação na AOI na parede do escritório de minha casa.
Sou membro da Academia Olímpica Brasileira e participei de muitas de suas reuniões, contribuindo e publicando artigos. Sei da importância que é se ter uma Academia Olímpica Nacional em cada país.
Os Valores Olímpicos são a base filosófica de todo esporte. E tanto é assim, que a AGENDA 2020 DO COI é um documento moderno, que fará o Movimento Olímpico se fortalecer aos longo das próximas décadas, o qual tem como fundamento os Valores Olímpicos. Para que um país cresça olimpicamente é necessário que se crie uma mentalidade Olímpica em seu povo. Sou favorável que as escolas públicas insiram em sua grade curricular aulas sobre a história do Movimento Olímpico e seus valores. Isso ajudará a construir uma nação Olímpica.