Minha Memória Mais Marcante.

Sinto uma sensação de vazio impossível de expressar em palavras por não ir aos Jogos Olímpicos de Tokyo. Meu voo, junto com minha família, estava reservado e pago para o dia 19 de julho, há muito tempo, pela Qatar. Nos dias que antecedem os Jogos Olímpicos – sempre foi assim – minha memória percorre momentos que vivi desde 1.972, quando, aos seis anos, estive em minha primeira Olímpiada.

Ao longo de tanto tempo, vivi muitas coisas. Tenho sido testemunha ocular de vários fatos que entraram para a história do Movimento Olímpico. Quando em Seoul 1.988 o Samaranch ligou para o nosso quarto de madrugada para avisar ao meu avô que Ben Johnson havia sido flagrado no doping, fui eu quem atendi o telefone. Passei para o meu avô que se vestiu e desceu para uma reunião de emergência da Comissão Executiva do COI. Isso quer dizer que, seguramente, eu fui uma das primeiras pessoas no mundo a saber que o velocista canadense estava dopado.

Entre tantas vivências, a que mais me marcou foi presenciar de perto o massacre dos terroristas à delegação israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1.972. Foi um dia muito tenso. Os membros do Comitê Executivo do COI, do qual meu avô fazia parte, ofereceram-se para serem trocados pelos atletas e dirigentes israelenses. A proposta foi recusada pelos terroristas. As imagens dos terroristas armados e de cabeças cobertas vistas na televisão eram aterrorizantes e ficaram marcadas para sempre na cabeça de uma criança. A notícia que chegou ao final do dia, de desfecho trágico havido no aeroporro de Munique foi devastadora. O culto ecumênico, no dia seguinte, no estádio Olímpico, foi muito tocante.

Entre as cerimônias de abertura, nenhuma, até hoje, superou a de Moscou 80, em que houve uma apresentação magistral do Ballet Bolshoi.

Nada supera os Jogos Olímpicos em beleza e emoção.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close