A Mensagem pelo Dia Olímpico Internacional, pela Professora Laurete Godoy.

23 DE JUNHO Dia Olímpico Internacional

Pela Professora Laurete Godoy, campeã sulamericana de atletismo e pesquisadora do Movimento Olímpico.


A comemoração anual do Dia Olímpico Internacional honra a competição esportiva que recebeu o nome de Jogos Olímpicos e foi registrada por escrito, pela primeira vez, no ano 776 a.C., na Grécia dos sábios e filósofos, onde o esporte era prestigiado como elemento educador e socializador. A partir dessa data, quadrienalmente, eles aconteciam na cidade sagrada de Olímpia, para honrar Zeus, a maior divindade grega. Após mais de seiscentos anos de realização ininterrupta, os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga foram extintos em 393 da Era Cristã.

O Renascimento: Durante 1.500 anos o esporte saiu de cena. Em 23 de junho de 1894, na Sorbonne, Universidade de Paris, o maior festival esportivo da Antiguidade foi renovado, graças ao empenho do francês Pierre de Fredy, posteriormente Barão de Coubertin, que declarou na oportunidade: “Atletas amadores de todas as partes do mundo deverão, uma vez mais, competir de quatro em quatro anos, sem nenhuma restrição de raça, religião, classe social e riqueza”.

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceu em 1896. Com o passar dos anos, o Movimento Olímpico atingiu patamares incríveis de progresso, inclusive tecnológico, apesar de ter enfrentado dois conflitos mundiais. A II Grande Guerra (1939 a 1945), considerada a mais devastadora da história da humanidade, matou grandes nomes do esporte internacional e mudou a feição do mundo.

Porém, o espírito olímpico, com sua mensagem de paz, união e alegria, conseguiu sobreviver.

            Estocolmo, 1947 – Na 40ª reunião do COI – Comitê Olímpico Internacional –, Joseph Gruss, médico e professor da Universidade de Praga, propôs uma jornada olímpica anual, para manter vivo o ideal que inspirou Pierre de Coubertin. A proposta foi aprovada e, assim, surgiu o Dia Olímpico ou Semana Olímpica, comemorados em junho, para lembrar que a renovação dos Jogos ocorreu em 23 de junho de 1894.

            Junho de 2021 –A partir de dezembro de 2019, um vírus espalhou-se pelo mundo, contagiando, provocando medo, insegurança, prejuízo em vários setores de atividades e causando muitas mortes. Os Jogos Olímpicos de 2020, com sede em Tóquio, foram adiados por um ano e, durante esse período de espera, foi sendo construído um cenário tão devastador e triste quanto aquele vivenciado pela humanidade na Segunda Guerra Mundial. Com essa evidência, a um mês da Cerimônia de Abertura, a realização dos XXXII Jogos Olímpicos permanece envolta em dúvidas e receios.

Diante desse quadro, torna-se imperioso divulgar e festejar o DIA OLÍMPICO INTERNACIONAL para render homenagens não apenas aos atletas olímpicos, mas a todos os esportistas, dirigentes, profissionais dos diversos segmentos e aficionados que se empenham, sempre, em fazer do esporte uma atividade que deve promover a saúde, a alegria, a ética e a união entre todos, sem nenhuma restrição de raça, religião, classe social e riqueza.

Como desejava Pierre de Coubertin…

VIVA O IDEAL OLÍMPICO

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close