A Copa América no Brasil.

Sou contra a Copa América no Brasil. Claramente, hoje, as prioridades do Brasil são outras. A primeira delas, cuidar da saúde do nosso povo. E, ato contínuo, combater as tantas mazelas que há décadas fustigam a vida dos brasileiros, sobretudo os mais carentes.

Realizar competições dessa magnitude (ainda que o nível técnico da Copa América seja ruim) é proporcionar alegria ao povo; é festa; é celebração. O mesmo conceito aplica-se a Jogos Olímpicos, Panamericanos e Copa do Mundo de Futebol. É também função do governo e das instituições proprocionar alegrias ao seu povo. Mas isso, quando está tudo bem, quando o país está em condições de celebrar alguma coisa.

O mundo vem enfrentando uma pandemia seríssima. O Brasil teve a infelicidade de conduzir as implicações dessa crise de forma desastrada. Por isso, nosso país foi e ainda está sendo atingido pesadamente pela pandemia. São quase meio milhão de vidas perdidas e outras tantas sob constante ameaça. Não é hora, tampouco há clima para comemorações.

Seguramente a realização da Copa América vai causar, ou criar condições, para a disseminação do coronavírus, porque aglomerações serão inevitáveis. É errado argumentar “ah, se pode jogar o campeonato brasileiro, também se pode jogar a Copa América”. Não! Dois errados não fazem um certo. E a Copa América obrigará um fluxo grande de pessoas de outros países em território nacional que, neste instante, diz a ciência, deveria ser evitado.

Meu interesse pela seleção brasileira de futebol é próximo de zero. Gosto e acompanho o futebol dos clubes, especialmente, claro, aquele para qual torço. Seleção brasileira não me diz quase nada e tenho a impressão que é mesma coisa para grande parte dos brasileiros. A população brasileira tem quase nenhuma identificação com a seleção brasileira de futebol. E a CBF, por tudo que fez nas últimas décadas, tem a grande parcela de culpa.

O Brasil tem executivos do esporte capazes de realizar a Copa América com competência. Mas o que o Brasil precisa neste momento é que todas as energias estejam direcionadas para vacinação em massa e medidas de combate à pandemia.

Categorias olimpismo

Um comentário em “A Copa América no Brasil.

  1. Jocenelia de Jesus Couto junho 1, 2021 — 1:04 pm

    Nós brasileiros estamos vivendo um momento muito critico com essa pamdemia ,eu so totalmente contra a copa america no brasil e contra qualquer evento que tenha aglomeração e promove e crescimento desse doença. Nós brasileiros estamos tracafiado em casa pedindo a Deus que sejamos todos vacinas para que possamos ser livre ,poder sair de casa sem medo .não e momento de capa america tenha dor.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close