Os Jogos Olímpicos “Que Não Acontecerão De Qualquer Maneira”.

Ouvimos e lemos nos últimos meses alguns analistas afirmando “os Jogos Olímpicos acontecerão de qualquer maneira”. Erraram!

E era óbvio que estavam equivocados, ou apenas repetindo o discurso oficial, aquele mais fácil. A situação pandêmica mundial, que desde o ano passado não cessou, ao contrário, agravou-se, impede que os Jogos Olímpicos sejam realizados “de qualquer maneira”. Eu escrevi neste espaço que não acreditassem em quem estava dizendo isso.

Ao menos por ora, os Jogos estão mantidos. Mas de “maneiras” muito distintas daquilo que seria o normal. A cada semana o governo japonês, muito ciente da gravidade da situação, vem anunciando medidas sanitárias de restrições que descaracterizam completamente a competição. Algumas delas: atletas não poderão permanecer na Vila Olímpica por mais de quarenta e oito horas após competirem; proibida a circulação pela cidade em transporte que não seja o oficial da competição; testes periódicos de coronavírus, redução à metade das pessoas que poderão desfilar na cerimônia de abertura; limitação do número de jornalistas nos eventos; proibição de público e voluntários não residentes no Japão; redução drástica das delegações que acompanham os chefes de Estado; o COI não poderá levar convidados, entre outras.

Acredito que até a abertura dos Jogos – se mantidos – ainda haverá restrições adicionais e severas. E mesmo com todas as medidas de prevenção que o Japão vem impondo ao COI, veremos durante os Jogos casos de contaminação. E se isso ocorrer, os organizadores já deverão ter prontos os protocolos a serem seguidos. O Japão é um país previdente e organizado.

O fato é que os Jogos de Tokyo 2020/2021 serão feitos para cumprir tabela e honrar contratos, porque a medida mais sã, seria cancelá-los. O que eu espero é que no meio de tantas incertezas, o certame Olímpico ocorra da melhor forma possível, em benefício dos Atletas, que são a única razão para tudo isso existir.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close