O Racismo No Esporte.

Quando o jogador Grafite, do São Paulo, foi vítima de injúria racial, por parte do jogador Desábato, do Quilmes, ví e ouvi muitas pessoas do futebol dizendo que “aquilo era coisa de jogo e que se resolvia dentro no campo”.

Assustador! O esporte não é um mundo paralelo. Se qualquer segmento da sociedade admitir o racismo como algo “natural” é o que basta para que essa prática odiosa se alastre.

Passados quinze anos do caso Grafite, ainda há gente que continua achando que nos campos de esporte, um ato racista não passa de uma provocação de jogo para desestabilizar o oponente e que, após o apito final, tudo estará em ordem. Segue sendo espantoso.

Acompanhei pela televisão a partida entre Bahia e Flamengo. Estava um jogo movimentado, com muitos gols. Bom de ver. Quando o incidente do racismo cometido por Indio Ramirez contra Gerson e endossado por Mano Menezes, todas as boas jogadas, dribles, gols, defesas e lançamentos foram apagados. Mano Menezes, um técnico experiente, fez entender que a justa reclamação de Gerson contra o ato de racismo era “vitimismo” e “malandragem”. Atemorizante a postura do treinador.

O futebol não é um mundo separado. E as manifestações de racismo não cessam, no mundo inteiro. Naquele momento do jogo, sou favorável a medidas firmes, radicais, impactantes, que efetivamente chamem a atenção para o deplorável ocorrido. As duas equipes, Bahia e Flamengo, deveriam ter deixado o gramado. Igual ao que ocorreu recentemente na Europa. Duvido que a Confederação Brasileira de Futebol teria tido a audácia de punir alguém por abandonar o campo.

Defendo penas muito severas a atletas e pessoas do esporte que, no campo de jogo, cometem atos racistas. No mínimo um ano de suspensão de suas atividades, sem direito a vencimentos. Em caso de reincidência, o banimento do esporte.

Racismo é crime hediondo. E o esporte, por sua própria natureza de ser um meio de união dos povos, deve repudia-lo com todas as suas forças.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close