A Questão do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera)

Sou a favor das Parcerias Público Privadas (PPPs). É uma maneira moderna, progressista, de administrar aquilo que não cabe ao Estado fazê-lo. Ou quando o Estado não tem dinheiro para a manutenção do espaço público. Privatização não é a mesma coisa que PPP. Há no mundo inteiro modelos de PPP de muito sucesso, em que a população é beneficiada ao ter à sua disposição locais melhores para frequentar. As PPPs justificam-se ainda mais quando o Estado tem que se dedicar a questões como educação, saúde, transporte, saneamento básico, habitação e outras.

Sou a favor do modelo que a Prefeitura Municipal adotou para o Pacaembu. A parceria com o setor privado não desvirtuará a função daquele espaço, que estará à disposição do povo para praticar esportes, em condições muito superiores àquelas do passado. A Prefeitura acertou.

Com relação ao projeto que se pretende para o Complexo Esportivo do Ibirapuera, sou contra. Ví o modelo que se quer implantar e aquele espaço esportivo teria evidente desvio de função. Deixaria de ser um espaço eminentemente dedicado ao esporte, para virar, entre outras coisas, um centro comercial. O Ibirapuera é uma joia que a cidade de São Paulo tem, que pode voltar a ter a mesma utilidade que teve desde sua criação: um espaço público destinado à prática da educação física com atividades para todas as idades, desde os jovens até a terceira idade.

Sou plenamente a favor da democratização do acesso à prática esportiva e a vejo, antes de tudo, como uma questão de educação e saúde pública. Se o Estado puder caminhar em parceria com o setor privado para atingir esse objetivo, será ótimo. As PPPs são muito bem vindas nesse setor.

Por isso, que não se deixe o Ibirapuera desaparecer. O ideal será incrementá-lo, com parceiros privados e tornar aquele nobre espaço um lugar ainda melhor para praticar esporte. Além de tudo, tenho razões pessoais, familiares e sentimentais para querer que o Ibirapuera seja cada vez melhor. Seria doído vê-lo sumir. Quem é do esporte entende.

Com relação ao autódromo de Interlagos, também sou favorável a uma PPP, ou privatização. É uma questão a ser estudada, debatida democraticamente, ouvindo-se os diversos segmentos da sociedade.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close