O Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete.

Vão começar dois campeonatos brasileiros de clubes de basquete: (a) o da NBB (Liga Nacional de Basquete); e (b) o da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Ambos merecem atenção e são importantes. Todo mundo sabe, entretanto, que o torneio organizado pela NBB é a primeira divisão, enquanto aquele que a CBB fará é a segunda divisão. Vou acompanhar os dois com atenção. Serão bons torneios.

Há muitos anos que escrevo artigos enaltecendo a Liga. Se não fosse a NBB o basquete teria acabado no Brasil. Já me manifestei várias vezes neste Blog que os campeonatos dos Clubes devem ser organizados por eles, por meio de suas Ligas, deixando para as Confederações cuidarem das seleções nacionais e dos torneios estaduais inter Federações. Por isso, seria muito melhor se tanto a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete, assim como a segunda divisão, fossem organizados pela Liga. A NBB tem um histórico de sucesso na organização de seus torneios, atraindo a mídia, patrocinadores e, sobretudo, público. É uma organização sólida. A CBB ainda tenta se reerguer, não consegue se livrar de suas vultosas dívidas, não consegue patrocinadores e, não fosse a significativa ajuda que o Comitê Olímpico do Brasil deu a ela há alguns meses, teria fechado as portas. A CBB deve muito ao COB.

A NBB é auto sustentável, dirigida de forma moderna, com profissionais executivos bem remunerados, que tocam o dia-a-dia da operação, como deve ser.

É uma estultice se dirigente da CBB travar batalhas contra a NBB. Insistir nessa tecla é militar contra o basquete, é pregar a desunião e atrapalhar o desenvolvimento da modalidade. A CBB tem que compreender e aceitar a importância da NBB e seu sucesso. Ao invés de estimular conflitos, a CBB deve se esforçar para conviver harmonicamente com a NBB.

Que o (a) próximo (a) presidente da CBB seja uma pessoa afável, equilibrada, com formação sólida, disposta a dialogar com todas as vertentes do basquete, sem rompantes de agressividade e que seja bem aceita por toda comunidade. O basquete precisar caminhar unido.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close