A Regra 40 da Carta Olímpica e os Atletas.

Claro que devemos respeitar os patrocinadores Olímpicos, que financiam a maior celebração do Esporte mundial. Mas, acima de tudo, é necessário compreender que sem Atleta não existem Jogos Olímpicos. Portanto, a única razão que leva uma empresa a patrocinar qualquer competição esportiva é o Atleta.

Em se tratando de esporte, o patrocinador sem o Atleta não é nada. O Atleta sem o patrocinador seguirá sendo sempre o Atleta. Em uma escala de valor, assim, no cenário dos Jogos Olímpicos, nada supera a figura do Atleta.

A regra 40 da Carta Olímpica estabelece que “exceto conforme permitido pelo COI, nenhum competidor, técnico, treinador ou oficial que participe dos Jogos Olímpicos poderá permitir que sua pessoa, nome, foto ou performances esportivas sejam usados para fins publicitários durante o evento.”

Até os Jogos Olímpicos de 2.016 o Comitê Olímpico Internacional mantinha uma postura rígida e intransigente com relação à regra 40. Isso era altamente prejudicial aos interesses dos Atletas, os verdadeiros donos da festa. A partir dos Jogos Olímpicos do Rio, o COI flexibilizou a questão e deixou a critério de cada Comitê Olímpico Nacional como tratar o assunto com seus Atletas, ainda assim, desde que respeitadas certas normas.

Minha posição sobre o assunto sempre foi muito clara e favorável a flexibilização da regra 40. Sempre defendi que deveria ser encontrado um denominador comum que atendesse aos anseios dos patrocinadores Olímpicos e que, ao mesmo tempo, não prejudicasse os Atletas na relação com seus parceiros individuais. Nunca achei correto que a regra 40 da Carta Olímpica servisse para prejudicar financeiramente os Atletas exatamente no momento mais importante de suas trajetórias, qual seja, os Jogos Olímpicos.

Defendo, ainda, que a flexibilização da regra 40 não deve ser imposta de cima para baixo pelo COB aos Atletas. Não é a diretoria do COB que decidirá sozinha os limites dessa flexibilização. Isso deve acontecer por meio de um diálogo franco, aberto e democrático entre o COB e a Comissão de Atletas do COB. Esse também é um dos nossos compromissos da AGENDA POSITIVA.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close