Regras Dentro e Fora das Quadras.

Há alguns anos publiquei um artigo intitulado “O Atleta, Sua Função Social e Suas Emoções Olímpicas.” Nele discorri sobre a importância do Atleta para a sociedade, como uma referência positiva a ser seguida.

Tenho a convicção que o indivíduo que é forjado no esporte torna-se uma pessoa melhor, mais útil à sociedade. Há coisas que somente o esporte ensina. Por exemplo: (a) que vencer nem sempre é chegar na frente, mas que superar os próprios limites é uma grande vitória; (b) que o importante não é quantas vezes caímos, mas quantas vezes nos levantamos e seguimos adiante; (c) que não se ganha nada antes do fim do certame; (d) que o respeito ao adversário é inexpurgável; (e) que se há regras dentro do campo de jogo, fora dele também existem normas que devem ser respeitadas.

Explicar esse sentimento de amor pelo esporte a quem não é do esporte é, talvez, impossível. Explicá-lo a quem é do esporte é desnecessário. O embeiçamento pelo esporte é algo natural, que nasce, brota, cresce e se desenvolve, acompanhando-nos por toda vida.

O Atleta é aquele que aprende que dentro das praças de esporte há regras que devem ser regiamente cumpridas, sob pena de punição, ou desclassificação. Na sociedade também há normas, que devem ser obedecidas, para que se conviva harmonicamente.

Por tudo isso, o Atleta é, sim, pessoa que faz um mundo melhor.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close