Autonomia às Confederações e Valorizar os Atletas em Caráter Permanente – Alberto Murray Neto –

A AGENDA POSITIVA que nosso grupo de trabalho fez para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) é o primeiro documento feito na história da entidade para ser democraticamente debatido com a comunidade do esporte.

A AGENDA POSITIVA tem oitenta e três itens. Os itens um a treze versam sobre aquilo que julgamos mais relevante: (a) autonomia às Confederações; e (b) Valorização dos Atletas. Nossa intenção, já divulgada, é ampliar significativamente o piso de repasses de recursos para as Confederações, de maneira que elas possam realizar com tranquilidade seus projetos. Já temos estudos em que esses repasses podem ser muito ampliados sem prejuízo aos cofres do COB. O dinheiro da Lei Piva é das Confederações e dos seus Atletas e ao COB cabe, apenas, repassá-los e cuidar da prestação de contas. Não é justo o COB rico e Confederações nem tanto, tendo que chegar ao final do ano com dificuldades para concluir suas ações.

Com relação aos Atletas, temos projetos consistentes durante o período competitivo e para a vida após o encerramento de suas carreiras. Entre esses projetos, está o incentivo aos Institutos de ex atletas, os que já existem, ou aqueles que vierem a ser criados. Esses Institutos de Atletas, além de promover o esporte social, são excelentes celeiros de talentos. Além disso, nossa proposta contempla a remuneração dos Atletas que dedicam seu tempo à Comissão de Atletas. Na medida em que os Dirigentes são justa e corretamente remunerados, os Atletas também devem sê-lo. Todos estão alí para contribuir com o Movimento Olímpico e há dinheiro para remunerar todos que trabalham por ele.

Vejam que nossa proposta de AGENDA POSITIVA contempla uma relação democrática, saudável, com apoio permanente para se criar bases sólidas de desenvolvimento do desporto. Temos que romper com práticas que consistem em apoios de ocasião, que são feitas em virtude de interesses momentâneos, dando na expectativa de receber algo em troca. Nossa AGENDA POSITIVA é moderna, inovadora, fundada na AGENDA 2020 do COI, que pretende inaugurar uma nova ordem no esporte nacional, de diálogo, união, democracia e transparência. Há, sim, diferenças profundas e marcantes entre o que preconiza a nossa AGENDA POSITIVA e o que vem sendo feito no COB nas últimas décadas.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close