Lei Piva e Confederações – Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil.

Sempre defendi que os recursos da Lei Piva são para fomentar as modalidades Olímpicas e, portanto, pertencem, in natura, às Confederações, que irão investi-lo em seus Atletas. Esse é o espírito da lei. Esse dinheiro não pertence ao COB. Cabe ao COB repassa-lo e cuidar da prestação de contas.

Nossa Agenda Positiva, seguindo a coerência, defende o aumento substancial do piso de repasse para cada Confederação.

Esse estudo já foi feito e isso é plenamente viável. Há outra questão que também merece atenção. Se por qualquer razão a Confederação em determinado exercício não utiliza todos os recursos, o saldo para o exercício posterior deve seguir pertencendo à essa Confederação. Não é justo que se uma Confederação não utiliza todos os recursos ser obrigada a devolvê-lo para o COB. Isso prejudica a modalidade e os Atletas. Portanto, recursos eventualmente não utilizados pelas Confederações em um exercício, deve permanecer à disposição delas no ano seguinte, sem prejuízo do que terá direito a receber no futuro. Essa prática de décadas deve ser modificada.

O COB deve ser a casa das Confederações e dos Atletas e trabalhar, sempre, em favor deles.

Um outro ponto importantíssimo é a descentralização de poderes. Como regra moderna e essencial de governança corporativa, democrática, o presidente do COB não deve ser, também, o presidente do Conselho de Administração. O Conselho de Administração deve ser valorizado e atuar com independência, sem enfrentar qualquer tipo de pressão.

Conselho de Administração é uma coisa e Diretoria Executiva é outra. Devem sempre trabalhar em harmonia, mas respeitando-se as prerrogativas de cada instituto.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close