A Meritocracia Das Confederações Esportivas.

Desde a edição da Lei Piva o Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) usa o critério da meritocracia como um dos mais contundentes para a distribuição de recursos. Claro que a meritocracia tem relevância. Mas esse conceito tem que ser visto com alguns cuidados, para não se criarem injustiças.

Senão, vejamos. Para atingir-se o mérito esperado é necessário dar condições para isso. Se alguém não possui as condições essenciais para atingir o mérito, não é justo cobrar essa pessoa com o mesmo rigor que se cobra outra que teve meios de atingi-lo. Essa equação vale para as Confederações Esportivas. Algumas modalidades têm tido ao longo dos anos condições de amealhar resultados esportivos mais significativos. Outras, embora venham crescendo, ainda não atingiram o mesmo patamar. As razões para isso são diversas. Evidente que os resultados internacionais expressivos devem ser aplaudidos e são motivo de muita alegria.

Mas muitas Confederações e Atletas poderão atingir resultados expressivos se receberem mais recursos. Quem recebe mais, naturalmente, apresentará melhores resultados de quem recebe menos. E se quem já recebe mais seguir recebendo cada vez mais, criar-se-á um circulo vicioso, ampliando as diferenças entre Atletas e Confederações. Por isso essa equação tem que ser revista. Confederações e Atletas que ainda não recebem tantos recursos precisam receber mais, para ampliar suas condições de melhorar resultados. Convido a todos para lerem o capítulo da nossa Agenda Positiva para o COB em que nosso Grupo de Trabalho propõe aumentar significativamente o piso de repasses para as Confederações sem prejuízo a ninguém. O COB tem dinheiro em caixa para melhorar as condições de todas as modalidades. Não existe “esporte grande” versus “esporte pequeno”. Existe Esporte e todos eles merecem tratamento digno.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close