O Aniversário de Ary Façanha de Sá.

https://globoesporte.globo.com/df/noticia/referencia-no-atletismo-brasileiro-ary-facanha-de-sa-completa-92-anos.ghtml

A pandemia quase faz passar despercebido o aniversário de um dos mais importantes atletas do Brasil: Ary Façanha de Sá. O Globo Esporte fez uma excelente matéria sobre o Ary, que está no link acima.

Há pouco, conversando pelo telefone com o Professor Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão, ele me contava a importância que o Ary teve na vida dele e do atletismo nacional. O Ary levava para treinar na Alemanha atletas que se tornaram os melhores do continente, com destaque mundial. Cito alguns: João do Pulo, Agberto, Conceição Geremias, Odete Valentino Domingues, Esmeralda e tantos outros. Pedrão viajava como treinador.

Como Atleta o Ary foi sensacional. O primeiro brasileiro a saltar mais de sete metros na distância, 7,89 metros. Além disso era corredor de todas as provas de velocidade e barreiras. Era excelente corredor de 400 metros com barreiras. Também era magnífico no Decatlo.

Seu maior feito foi o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Helsinki, em 1.952, ocasião na qual se consolidou, definitivamente, entre os maiores atletas do mundo em sua maior especialidade.

Ary também foi um grande dirigente. Era muito amigo do meu avô. Faz parte do rol de pessoas que davam tudo de si pelo esporte, sem esperar nenhuma remuneração financeira.

Integra aquela geração para a qual o esporte era uma profissão de fé.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário