Alterar a Forma de Distribuição de Recursos do Comitê Olímpico do Brasil.

A decisão correta do Comitê Olímpico Internacional em adiar os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 para o ano que vem implicará a necessidade de reavaliar toda programação e agenda de treinamentos e competições. Cada modalidade haverá de fazer esse realinhamento da forma mais eficaz possível.

Assim, é hora de, novamente, enfrentar uma questão muito cara às Confederações e aos Atletas, que é o primeiro ponto da AGENDA POSITIVA que divulguei em fevereiro, para amplo debate. Refiro-me à forma como o Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) distribui a verba que recebe da Lei Piva.

Deve  ser enfatizado que esses recursos pertencem às Confederações e cabe ao COB, em conjunto com elas e com o Conselho de Administração e a Comissão de Atletas, esquadrinhar a melhor maneira de repassar.

Na AGENDA POSITIVA que circulei, o primeiro ponto que sugiro ser discutido é a alteração da fórmula como a qual, atualmente, o COB divide esse dinheiro. Demonstrei que, percentualmente, na medida em que aumenta a arrecadação, o repasse para as Confederações diminui. Isto significa que o COB fica mais rico e as Confederações nem tanto. Essa equação é injusta. E na AGENDA POSITIVA proponho mudanças, estabelecendo um piso maior para todas os esportes.

Quem comanda cada modalidade são as Confederações e seus Atletas. O COB deve, sim, assessorar, apoiar, incentivar cada modalidade a obter a excelência e as melhores condições de preparação. Ao mesmo tempo, não pode o COB tolher as Confederações e substituí-las em suas funções.

A autonomia às Confederações e a valorização dos Atletas são dois tópicos essenciais. Essa nova forma de distribuição de recursos deve ser adotada desde já. Se isso for feito, as Confederações e Atletas chegarão aos Jogos de Tokyo em condições ainda melhores.

O COB deve ser a casa das Confederações e dos Atletas. Deve servi-los, em uma relação profícua e democrática.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close