Minhas Impressões Sobre A Carta De Thomas Bach. Alberto Murray Neto.

Minha opinião sobre a carta divulgada há pouco pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (“COI”) é a seguinte: Ou os Jogos Olímpicos serão realizados em 2020, se isso for possível (tomara que seja), ou serão cancelados e a família Olímpica reunir-se-á em Paris 2024 para celebrar o certame de verão (antes disso haverá os Jogos Olímpicos de Inverno). Não me parece que o COI manterá os Jogos mesmo sabendo que grande parte dos Comitês Olímpicos Nacionais não teriam condições de levar suas equipes na melhor forma. Os Jogos perderiam o seu caráter da Universalidade, que é outro princípio sagrado preconizado pelo Movimento Olímpico.

Já escrevi várias vezes neste espaço que os Jogos ocorrem a cada Olimpíada. Olimpíada é o espaço de tempo de quatro anos. Na era antiga, a cada quatro anos, os povos paravam as guerras para celebrar a paz por meio do Esporte. Daí a expressão “Jogos Olímpicos”. Isso é o que estabelece a Carta Olímpica (estatuto do COI). Essa tradição nunca foi quebrada desde os Jogos Olímpicos da era antiga.

Mas não é somente isso. A carta do presidente Bach pontuou com clareza que transferir os Jogos para o ano que vem implicaria a necessidade de alterações impossíveis de se fazer. Por exemplo: alterações de milhões de reservas de hotéis; as instalações Olímpicas já não estariam disponíveis no ano que vem; outros compromissos já firmados pelas televisões e patrocinadores.

Além disso, as acomodações da Vila Olímpica de Tokyo 2020 já estão todas vendidas. Os proprietários têm o direito de tomar posse de seus imóveis logo após o término dos Jogos Paralímpicos. Milhares de contratos com os adquirentes desses imóveis teriam que ser renegociados. Em nem todos estariam obrigados a ceder.

A carta do Presidente Bach é clara nesse sentido. Isso é muito doloroso. Para os Atletas é uma situação desesperadora. A mesma que viveram os Atletas que perderam suas edições Olímpicas em virtude das guerras mundiais e dos boicotes.

Que o Olimpo proteja a família Olímpica. Essa é mais uma provação para o Movimento Olímpico, que será superada.

https://www.olympic.org/athlete365/voice/22-march-letter-president-thomas-bach-athletes/

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close