Pela Ativação da Academia Olímpica Brasileira e Aproximação do COB com as Universidades.

Sou graduado em Estudos Olímpicos pela Academia Olímpica Internacional, na Sessão para Jovens Participantes, em 1.994. Foi uma das mais gratificantes experiências da minha vida. Convivi com pessoas do esporte do mundo inteiro. Estudei no berço do Movimento Olímpico. Apreendi muito. Foi muito importante para a minha formação.

Sempre defendi, em muitos artigos e entrevistas, que o Brasil deveria ter uma Academia Olímpica Brasileira atuante e democrática. Como o próprio nome diz, a Academia Olímpica trata da parte acadêmica do COB. Essa atribuição é distinta do Departamento Cultural e do Instituto Olímpico, ressalte-se, ambos muito competentes.

A função da Academia Olímpica Brasileira é oferecer ao COB subsídios teóricos para tudo que a entidade faz, baseado na história do Olimpismo e em seus valores. O Departamento Cultural, por sua vez, realiza eventos, o que também é relevante. O Instituto Olímpico ajuda a formação de gestores. São funções absolutamente distintas.

Tenho muita experiência no funcionamento dos Comitês Olímpicos do mundo, pois além de conviver com eles de perto desde muito jovem, estudo a questão com profundidade. Afirmo que todas as nações com resultados esportivos expressivos têm Academias Olímpicas nacionais atuantes e relações próximas com as universidades. Aliás, a relação entre Comitês Olímpicos e universidades, nas áreas de pesquisa é essencial. Convênios entre Comitês Olímpicos e universidades costumam gerar resultados muito bons, com custos muito menores. É assim que funciona no mundo desenvolvido.

No Brasil a Academia Olímpica está desativada. E o contato entre o Comitê Olímpico e as universidades na área de pesquisa é praticamente nulo. Não temos tradição em aliar o esporte Olímpico à pesquisa universitária. Isso é um equívoco.

Sou favorável à ativação da Academia Olímpica Brasileira e à aproximação do Comitê Olímpico com as universidades para aprofundar as pesquisas em todas as áreas.

Não é correto dizer que a Academia Olímpica Brasileira aumentaria as despesas do COB. O Comitê Olímpico Internacional incentiva as Academias Olímpicas e os poucos custos que elas geram fazem parte do programa da Solidariedade Olímpica Internacional.

A Academia Olímpica Brasileira atuante e a união do COB com universidades é melhor para Confederações e Atletas que, evidentemente, são partes integrantes e indissociáveis desse projeto.

 

Categorias olimpismo

2 comentários em “Pela Ativação da Academia Olímpica Brasileira e Aproximação do COB com as Universidades.

  1. Eduardo Henrique De Rose janeiro 5, 2020 — 4:44 pm

    Concordo contigo. Quando presidente da Academia Olímpica convoquei Assembléia Geral com os acadêmicos formados nas diversas sessões de Olímpia e promovi o estudo do Olimpismo através de pesquisas realizadas nas Universidades em um programa coordenado pelo Prof . Alberto Ripoll da ESEF-UFRGS. Penso que, tal qual a Comissão de Atletas do COB, a AOB deve ter sua independência assegurada e os acadêmicos devem eleger o presidente da mesma, para assegurar sua total independência, necessária para o cumprimento de seus objetivos.

    Curtir

  2. Acredito no esporte como ferramenta de desenvolvimento humano emocional, social e educacional. Estou cursando um mestrado em Educação Física tratando sobre o tema, trabalhei na organização dos Jogos do Rio/2016 e cursei o CAGE. Nunca entendi esse distanciamento entre o mundo acadêmico e o COB e acredito que a maior perda desta oportunidade é para o atleta… para o esporte nacional… Enquanto nossa cultura tratar o esporte apenas como “recreação” ou “negócio” não evoluiremos em gestão ou resultados…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close