Seoul, Um Exemplo Positivo de Legado Olímpico.

Seoul realizou os Jogos Olímpicos em 1.988. Digo que estão entre os melhores que estive presente. Extremamente bem organizados, deixaram impressão excelente aos atletas e a todos aqueles que aqui estiveram. Viu-se, além de competições esportivas memoráveis, um país que já despontava para ser uma das grandes potências mundiais, o que efetivamente o é atualmente.

Não muito tempo antes dos Jogos, a Coréia do Sul era um país atrasado, essencialmente agrícola. A preparação para os Jogos Olímpicos não era projeto de uma pessoa só. Fazia parte de um plano do Estado que estava fundamentado, sobretudo, na educação maciça do povo. E como parte do plano educacional da Coréia do Sul estavam inseridos o  esporte e a cultura. O país industrializou-se. Marcas coreanas passaram a ter força global e competir com sucesso nos mercados internacionais. O nível de vida da população aumentou. A educação seguiu sendo prioridade. E a juventude continuou praticando esportes. Além de ter ficado um país mais saudável, a Coreia aproximou-se muito das potências olímpicas e é referência em muitas modalidades, de verão e inverno.

Visitei o Parque Olímpico de Seoul trinta e um anos após os Jogos. O local segue em perfeitas condições. As áreas esportivas são utilizadas diariamente pela população, com aulas de muitas modalidades. Também é utilizado pelo alto rendimento e para atividades culturais. As alamedas do Parque Olímpico são também um local de lazer para os cidadãos e turistas. Memoriais, museus, lojas, restaurantes, passeios ciclisticos, caminhadas, corridas. A Vila Olímpica é uma região residencial muito bem cuidada.

Passar uma tarde no Parque Olímpico de Seoul é um programa para famílias. Aí está um exemplo de excelente legado Olímpico e a prova que sediar os Jogos Olímpicos inseridos como parte de uma política de Estado de desenvolvimento da cidade e da nação, conduzido com honestidade e responsabilidade, pode ser uma coisa boa.

screenshot_20190929-174643_photos

Fotografia: Estádio Olímpico de Seoul. Alberto Murray Neto.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close