Dia do Profissional de Educação Física.

screenshot_20190901-013312_facebookDia 01 de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física. A prática do exercício físico está indissociavelmente ligada à história da humanidade. Em seus primórdios, o ser humano usava a força física como uma necessidade para sua própria sobrevivência. Com o avanço da civilização e quando o homem não mais precisou usar sua força física como meio de sobrevivência, como herança genética de seu passado, continuou sentindo necessidade de seguir lutando. E seguiu praticando exercícios físicos, desta vez com o objetivo de aprimorar sua condição de vida, como elemento de saúde e formação de caráter.

Não haverá nação desenvolvida se a disciplina da Educação Física não for tratada pelos Governos como prioridade e dar a ela a mesma relevância que se dá, nas escolas públicas, às outras matéria.

Minha homenagens aos Mestres Régis Trois de Avila, Georgios Stylianos Hatzidakis, Jose Medalha, Nestor Soares Publio, Pedro Henrique Camargo de Toledo, José Antonio Rabaça, Carlos Gomes Ventura (in memorian), Moacir Pinheiro Guimarães, Alexandre França, Ricardo Antonio D’ Angelo, Jorge Bichara, Marco Antonio La Porta, Paulo Wanderley Teixeira e tantos outros que dedicam suas vidas a essa nobre profissão.

Acima a fotografia de meu avô, Major Sylvio de Magalhães Padilha, atleta finalista Olímpico, precurssor da Educação Física no Brasil, Militar destacado e Professor de Educação Física, Instrutor da Esefex e Presidente de Honra da Associação dos Professores de Educação Física do Estado de São Paulo. Diretor da Escola Superior de Educação Física, hoje Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo. Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Vice Presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Categorias olimpismo

2 comentários em “Dia do Profissional de Educação Física.

  1. O Major Silvio de Magalhães Padilha , o que fez pelo esporte e o legado que nos deixou não tem preço, e os falsos que dizem gostar do esporte para obterem vantagem estão destruindo e acabando com tudo .

    Curtir

  2. Meu caro Beto, parabéns pelo texto, homenageando os professores de Educação Física e, em especial, seu avô, grande nome do esporte brasileiro e internacional. Você me fez sentir saudade das aulas de Educação Física do Colégio Estadual Canadá de Santos, onde estudei. A enérgica e competente Professora Yolanda Miguel Elias Baldia, garimpava alunas com talento esportivo durante as deliciosas aulas que ministrava e as incentivava a procurar um clube, para crescerem tecnicamente. Assim, lá fomos nós para o basquete do Clube Internacional de Regatas, para o atletismo do Clube de Regatas Saldanha da Gama… Depois para a seleção do Colégio Canadá, para participar de momentos inesquecíveis do Campeonato Colegial de Esportes que era realizado anualmente, na Semana da Pátria, no Estádio do Pacaembu, entre alunos de todo o Estado de São Paulo. . Nesse evento fantástico, a marca administrativa do Major Sylvio de Magalhães Padilha. Depois do Colégio Canadá, a seleção santista, depois a estadual paulista, depois a brasileira… E assim, graças aos professores de Educação Física, os esportistas do passado chegaram a grandes conquistas, porque as escolas eram os verdadeiros celeiros dos grandes atletas. Hoje, 1.º de setembro, peço licença para pegar carona no seu texto e cumprimentar a todos aqueles que, por meio das atividades físicas, tornam muito melhor a vida das pessoas. Um grande beijo, Beto, e parabéns pela homenagem e por ter-me concedido a oportunidade de relembrar uma querida professora: dona Yolanda! E ver comentário do Professor Manoel Pires, a quem envio um grande abraço…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close