O Conjunto Desportivo Baby Barioni.

https://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,obras-no-centro-esportivo-baby-barioni-completam-cinco-anos-de-paralisacao,70002850496

 

Leiam o artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, de autoria do jornalista Gonçalo Júnior, em que ele retrata a situação calamitosa em que se encontra o Conjunto Desportivo Baby Barioni. E isso não é de agora. Há cinco anos que o complexo desportivo encontra-se em reforma. E as obras, ainda assim, apenas começaram após o local ficar deteriorado.

Uma pena o tratamento que os governos paulistas têm dado ao Baby Barioni. O Brasil é um país desmemoriado. Por isso, os governante de hoje não têm a menor ideia do que representa o Baby Barioni para a história do desporto de São Paulo e do Brasil. Deveriam saber, estudar, conhecer a história. Ali foi a sede do Departamento de Educação Física e Esportes do Estado de São Paulo (D.E.F.E), que se transformou na atual Secretaria de Esportes. O Baby Barioni servia tanto à massificação, bem como ao alto rendimento. Eram oferecidos cursos gratuitos de diversas modalidades, para jovens, adultos e idosos. Foi palco de várias competições de base, de onde surgiram atletas que serviram às nossas seleções nacionais. Competições nacionais de alto rendimento também ocorriam ali.

Um dos edifícios que lá existem era o chamado Prédio das Federações. Foi construído com essa finalidade, em 1.945, para que Federações Paulistas tivessem uma sede. Confederações nacionais também funcionaram no Baby Barioni.

Mais que isso, dentro do complexo esportivo funcionava um escola pública estadual, que aliava o estudo à prática esportiva diária.

Atualmente, parece que o Governo do Estado perdeu todo interesse pelo esporte. E se as autoridades não veem o desporto como prioridade, como um fator de saúde pública, de educação e integração social é muito difícil prosperar. É um erro enorme não dar a Baby Barioni a atenção que ele merece. É um desrespeito àqueles que deram a alma pela edificação do Conjunto Esportivo e por toda sua história.

Não sou contra a parceira entre o Estado e o setor privado. Pelo contrário, isso pode melhorar os serviços. O que não pode haver é desvio de finalidade.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close