Uma História do Mestre Waldemar Zumbano (ele era chamado de Mestre).

Há uma boa história do Waldemar Zumbano, tio de Eder Jofre. A família Zumbano era toda stalinista militante. Eram membros ativos do PCB. Foram tantas as vezes em que meu avô foi tirá-los da cadeia, presos injustamente que eram. Eram muito amigos de meu avô, Major Sylvio de Magalhães Padilha. Família exemplar, de esportistas natos.

 

Em 1.964 a nossa delegação Olímpica, sob o comando do meu avô, vai embarcar para os Jogos Olímpicos de Tokyo. Estão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A certa altura um oficialzinho de plantão dá voz de prisão ao Waldemar Zumbano e o impede de viajar. A razão: Zumbano é comunista. Deve ser detido.

 

Meu avô foi ao oficial de plantão e disse:

 

“Aqui não se trata de uma questão de patente militar. Porque se assim fosse, a minha é superior à sua e eu poderia dar a ordem de soltura. A questão aqui é diferente. Esta é uma Delegação Olímpica, que está sob o meu comando. Sou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e determino que o Professor Waldemar Zumbano seja imediatamente solto e viaje conosco. Se Você não fizer isso, eu saio daqui e mando toda delegação de volta para casa. Aviso que o Brasil não vai mais à Olimpíada do Japão. E vou contar que o culpado é Você. Ou o Professor Zumbano viaja, ou o Brasil não irá aos Jogos Olímpicos por culpa sua.”

 

Imediatamente Waldemar Zumbano foi liberado e viajou para Tokyo, como chefe da nossa Equipe de Boxe, função para a qual havia sido convocado pelo COB.

Anúncios
Categorias olimpismo

Um comentário em “Uma História do Mestre Waldemar Zumbano (ele era chamado de Mestre).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close