O Protagonismo Elegante Do Comitê Olímpico do Brasil Na Revogação Da Medida Provisória 841.

O governo federal finalmente revogou a famigerada Medida Provisória 841, que retirava o dinheiro das loterias destinado ao esporte, sobretudo daqueles entes cuja atribuição é massificar, fomentar e gerir a base e a formação. E sem base, não há alto rendimento. O incentivo à base esportiva deve integrar qualquer plataforma política de saúde pública e educação.

Vivo o esporte há muitos anos, desde meu período de atleta, passando por várias outras funções, até hoje, quando tenho a verdadeira honra de presidir o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (“COB”). Não me lembro de ter visto, em nenhum outro momento, o segmento esportivo tão unido em prol de uma causa. Foram atletas, clubes, jornalistas, associações não governamentais, Confederação Brasileira de Clubes, Fenaclubes, Federações, Confederaçoes Olímpicas e não Olímpicas, Ministério do Esporte e, claro, o COB. A pressão foi tamanha e tão bem fundamentada que não restou à Casa Civil outra alternativa senão reabrir a discussão e, acertadamente,  alterar a MP.

Todos os atletas , dirigentes e organizações que participaram dessa campanha merecem cumprimentos. Quero notar, entretanto, de modo particular, a ação do COB. Notem que a MP 841 não diminuia a verba da entidade, pelo contrário, aumentava. Mesmo assim, o COB, como líder maior do Movimento Olímpico do Brasil, pensou globalmente do desenvolvimento do esporte e cumpriu papel essencial para a revogação da MP. O COB, desde o início, mesmo sem ter sido diretamente atingido pela MP 841, assumiu inquestionável protogonismo no debate dessa questão. O COB entende que sem base e formação não haverá alto rendimento. E, mais ainda, que as instituições desportivas não são estanques, mas, sim, que todas elas devem trabalhar em conjunto para o esporte desenvolver-se.

O COB, liderado por seu presidente, agiu com energia, competência, equilíbrio, diálogo e discrição. E essa será sempre marca da atual gestão. Efetividade, entregar resultados, transparência, sem a necessidade de ver os nomes de seus direrores estampados nas páginas dos jornais. Efetividade com discrição e elegância são qualidades admiráveis. E assim fez o COB por meio de sua diretoria executiva: protagonismo, diálogo, discrição e elegância.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close