A Paz Nas Coréias e o Movimento Olímpico

A aproximação entre as duas Coréias é um momento marcante e alvissareiro para a humanidade. Não acredito que o aperto de mãos dos dois presidentes seja apenas jogo de cena. Há, sim, uma intenção de celebrar paz na Península que, em algum tempo, poderá culminar na unificação dos dois Países. Houve épocas em que a união das Alemanhas, ou desconstituição da União Soviétiva, pareciam impraticáveis. A divisão de uma mesma nação, ou a dominação de uma sobre outra, pela força, são hiatos, exceções, na história da humanidade. Sempre achei que as Coréias seria novamente unidas. Pode ser que isso ainda leve muitos anos para ocorrer, mas é o caminho natural

Quem sabe, estamos assistindo aos primeiros movimentos concretos para que isso se realize. Evidente que há vários fatores que incentivam a aproximação entre o sul e o norte na Península coreana. São contingências políticas, diplomáticas, econômicas, bélicas, científicas, sociais e muitas outras. Mas não se pode esquecer que o esporte também tem tido papel crucial na paz entre as Coréias. As delegações dos dois Países já haviam desfilado juntas em cerimônias inaugurais de Jogos Olimpicos. E o fizeram novamente neste ano, em Peyongchang, na Olimpíada de inverno. Foi uma uma imagem bonita, mas que deve ser compreendida como algo muito maior que um gesto meramente simbólico.

As negociações que resultaram no desfile conjunto das Coréias do Sul e do Norte foram precedidas de profundas negociações. Não foi um ato isolado. Foi, entre tantos outros, mais um gesto relevante de um longo processo de união e celebração da paz entre os dois Países. Podemos ter certeza que o Movimento Olímpico, cada vez mais, é um fator importantíssimo para a união dos povos por meio do esporte.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close