O Esporte Olímpico Vai Melhorar.

Durante dez anos fui um crítico implacável do Movimento Olímpico no Brasil. Quase tudo daquilo que denunciei, o fiz com absoluta consciencia de minhas razões e munido de provas contundentes. Nunca fui um aventureiro, boquirroto, fanfarrão. Sempre me expressei com propriedade e lastreado em fatos e fundamentos jurídicos que me deixavam tranquilos. Possuo volumoso arquivo de documentos Olímpicos, vários bem raros, coletados ao longo dos anos, que fazem parte da minha vastíssima biblioteca. Alguns deles, os obtive eu mesmo, em minhas andanças. Outros recebi de fontes diversas, do Brasil e do exterior. Ouso dizer que tenho, quiça, dos maiores arquivos olímpicos do País. (também possuo vários raros objetos olímpicos em minha coleção). Sempre estudei profundamente a matéria. Por tudo isso, realmente acreditava que o modelo anterior, que tanto combati, daria com os burros n’água. Era questão de tempo. Eu acertei.

 

Com a mesma veemência que me certificava que o modelo antigo daria errado, acredito que, daqui por diante, as chances de as coisas caminharem bem são concretas. Notem que houve uma ruptura abrupta que jogou por terra o exercício de poder que imperou por 22 anos. A ruptura foi traumática, porém necessária. E acabou por ser exemplificativa. Em somente quarenta e dois dias o Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) já tinha um novo Estatuto, moderno, democrático, descentralizado, com regras claras de integridade. Posso dizer, com tranquilidade, que o COB tem, hoje, dos mais modernos estatutos do mundo Olímpico. Comparem o nosso estatuto com os de outros países e assim verão. No mesmo período, a nova gestão do COB havia demitido os super salários, além de vários outras posições na organização, que reduziram, drasticamente, a até então inchada folha de pagamentos. Até o final deste ano, a suntuosa e desnecessária sede do COB  será desocupada e passará para o Complexo Maria Lenk, aonde não haverá pagamento de aluguel. Em 23 de março próximo, haverá eleições para novos cargos no COB, em que concorrem inúmeros candidatos. A Comissão de Atletas terá, finalmente, voz e voto, coisa pela qual tanto também batalhei. Também lutei muito por maior autonomia para as Confederações, o que também acontecerá. O Conselho de Administração, que estabelecerá as diretrizes do COB será composto pelo Presidente e Vice da entidade, pelo Presidente e Vice da Comissão de Atletas, por oito presidentes de Confederaçoes e dois membros independentes eleitos. Isto é, as decisões nao sairão mais exclusivamente da mesa do presidente do COB. Atletas, Confederaçoes e membros independentes não serâo apenas coadjuvantes.

 O Conselho de Ética, agindo de forma independente, estabelecerá os parâmetros éticos que se esperam do Movimento Olímpico, com poderes para investigar, propor sanções, ou mesmo sancionar aqueles o descumprirem. Isto tudo representa que, em cerca de um semestre, teremos um Comitê Olímpico completamente distinto daquilo que deu errado e cujas mudanças representam o que, durante anos, eu tantos outros pedimos. Em breve, inclino-me a crer que todas as Confederaçõea que ainda não o fizeram, irão adaptar seus estatutos aos novos tempos. Por isso que afirmo que todas as condições para o início de uma nova era estão presentes e isso ocorreu em curtíssimo espaço de tempo, muito mais rápido do que eu imaginava que seria. Eu acredito que o boing olímpico está com o bico virado para o lado certo e pronto para decolar. A decolagem vai ser logo após as eleições do dia 23. E com possibilidades de altos e grandes voos.

Anúncios
Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close