A Suspensão do COI.

Os escândalos que permearam o Movimento Olímpico do Brasil levaram o Comitê Olímpico Internacional (“COI”) a suspender o Comitê Olímpico Brasileiro (“COB”). A renúncia do antigo presidente e as medidas iniciais saneadoras tomadas pela nova gestão causaram boa impressão ao COI, que suspenderam parcialmente as sanções. O cancelamento completo das penalidades que o COI impôs ao COB dependerá dos próximos passos da entidade brasileira.

A rápida alteração estatutária, criando regras de governança e integridade, assim como a ampliação da participação dos atletas, foram pontos positivos. As eleições que se realizarão em março, democraticamente, serão mais um avanço. A partir daí, o COI deverá observar como o novo COB se comportará na prática. Isto quer dizer que nao basta alterar as leis se nao se modificarem as atitudes.

Noto que há muita gente boa disposta a colaborar para que o Movimento Olímpico do Brasil resgate a sua credibilidade e volte a ser a reserva moral do nosso esporte. Sou da opinião de que todos aqueles que têm intenção de somar forças devem ser ouvidos. Será normal que haja divergências de opiniões.  Mas somente pelo debate franco de ideias, sensato, equilibrado, sem preconceito, poderemos achar os melhores caminhos para o esporte. Os atletas, agora com efetiva voz na assembleia geral, têm muito a contribuir. A participação intensa deles será essencial. Também percebo que Confederações querem aproveitar esse momento para dar rumos mais alvissareiros às suas modalidades, conduzindo mudanças positivas de conceitos. Há gente competente em muitas vertentes. Se o esporte brasileiro unir e reunir o que há de melhor e puser em prática as ideias modernizadoras, o COI acabará de vez com a suspensão ao COB em pouco tempo. E o Movimento Olímpico do Brasil sairá bem mais forte dessa crise. Os parâmetros éticos serão peça fundamental nesse processo de renovação.

Anúncios
Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close