Qual A Definição Legal de Atleta?

 Já escrevi neste espaço sobre a polêmica jurídica que se criou em razão do voto da Confederação Brasileira de Rugby na assembleia do COB que determinou que apenas cinco atletas comporão o novo colégio eleitoral e não doze, como era a proposta original da comissão estatuinte. Também já me escrevi que sou favorável a doze atletas. Não que atletas serão melhores que dirigentes, mas pelo fato que ao aumentar o número de pessoas na assembleia geral, o debate fica melhor e as chances de acertar são maiores.

Isso remete, entretanto, à necessária definição do que é Atleta para os fins legais de sua representação nas assembleias gerais das entidades desportivas. Para que se possa eleger a representação de atletas nas Comissões, pergunta-se: Atleta é todo aquele que já praticou esporte competitivo? Ou é apenas quem está regularmente inscrito em sua Confederação e, atualmente, em plena atividade? Atleta que nunca foi a uma Olimpíada é atleta? Ou apenas os Olímpicos poderiam pleitear vagas nas assembleias gerais das entidades esportivas? Ou apenas os medalhistas Olímpicos?

 

Importantes nomes conhecedores das coisas do esporte, atletas de alto renome e não mais em atividade, como Servílio de Oliveira, Amaury Pasos, Wlamir Marques, Maria Esther Bueno, Manoel dos Santos, Bebeto de Freitas, Joaquim Cruz, Walter Carmona, Oscar, Marcel, Rai, Hortência, Paula e tantos outros são considerados atletas em condições jurídicas de elegibilidade para integrar as comissoes de atletas do COB e das Confederações? Afinal, o que é atleta? Quem pode concorrer? Eu penso que uma vez atleta, sempre atleta, mesmo após o fim de sua atividade competitiva, tenha ele, ou ela, sido Olímpico, ou não.

 

É, ainda, importante lembrar que os três últimos presidentes do COB foram atletas Olímpicos e todos eles tiveram outros atletas (olímpicos e não olímpicos) em suas diretorias. Muitos presidentes de Confederações foram atletas. Tenho insistido que da mesma forma que sou favorável à ampliação do colégio eleitoral do COB e das Confederações é importantíssimo que os eleitos sejam pessoas honestas, competentes, que compareçam às reuniões, dispostas a trabalhar e que conheçam profundamente as coisas do Movimento Olímpico.

 

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close