Dinheiro Olímpico da Lei Piva.

 

A boa reportagem de Paulo Roberto Conde, hoje, na Folha de São Paulo, indica que a comissão “estatuinte” encarregada de modernizar o Comitê Olímpico do Brasil (“COB”), está inclinada a propor que o dinheiro público arrecadado pelo órgão não tenha seus destinos administrados pelo presidente, ao seu bel prazer, como é atualmente.

 

Até hoje, o ex-presidente do COB impunha suas vontades aos atletas, técnicos e Confederações e usava o dinheiro público da Lei Piva  para ameaçar o estrangulamento das modalidades olímpicas brasileiras e trocar os repasses por apoio político. Sempre achei muito poder nas mãos de uma pessoa só, administrar tanto dinheiro público, sobretudo quando essa pessoa não tinha bons propósitos. Sempre defendi em vários escritos e pronunciamentos que a decisão sobre os destinos do dinheiro da Lei Piva deveriam ser descentralizados.

 

A matéria de Paulo Roberto Conde mostra que seria criado um conselho de administração independente, formado por gente intimamente ligada ao esporte e por representantes da sociedade, a quem caberia estabelecer as formas de repasse dos recursos para as modalidades. Esse pode ser o melhor caminho, se esse conselho de administração for composto por gente competente, bem intencionada e, principalmente, pessoas novas, que estejam desapegadas das práticas velhacas dos antigos dirigentes. Há de ser gente nova, com espírito independente, de reconhecida competência e ilibada reputação. Não adianta nada encher o conselho dos mesmos enganadores que, há anos, gravitam em torno do poder esportivo, como se fossem grandes gestores e são apenas embusteiros. E não basta ser atleta, porque muitos deles estão aí, desfrutáveis e ardilosos, caminhando de mãos dadas com essa turma que jogou na lama o esporte nacional.

 

O Conselho deve ter mandato de um ciclo olímpico e regras claras de governança corporativa. Repito ser importante não ser integrado por esses nomes de sempre.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close