Home

Vaidade Pessoal Fez Muito Mal Ao Brasil.

março 12, 2017

Nunca fez sentido algum qualquer cidade brasileira sediar Jogos Olimpicos. Até entendo que quem não acompanha de perto a questão dos esportes olímpicos possa ter ficado empolgado com festa que a Olimpíada ira promover no Rio de Janeiro. Mas em um país carente de educação, saúde, transporte, habitação e, inclusive esporte para todos, despender bilhões de dinheiro público para financiar uma festa Olímpica é um disparate.

Carlos Nuzman sempre teve a ideia fixa de realizar Jogos Olímpicos no Rio. Esse sempre foi seu projeto essencial, maior, inclusive, do que desenvolver e massificar os esporte no território nacional. E se houve uma coisa que ele fez bem, foi convencer os políticos e os empreiteiros que isso seria um grande negócio. Lula, Cabral, Paes, empreiteiros e empresários embarcaram na ideia de Carlos Nuzman e foram fundamentais para a vitória no pleito do COI. Agiram de forma conjunta para obter o objetivo.

Não vou repisar aqui as razões pelas quais sempre fui contra, ao menos por ora, a realização do certame Olímpico no Brasil. Quem me acompanha sabe os motivos. Quem não acompanha pode ler meus posts e artigos publicados ao longo do tempo. Ou as entrevistas dadas. Tudo disponível na internet. Regojizo-me em dizer que sempre estive em boa companhia, ao lado de pessoas muito melhores que eu, que também achavam inapropriado insistir em organizar Olimpíada no Brasil.

Previmos que as consequências da realização dos Jogos Olimpicos no Brasil seriam nefastas. Não havia projeto pós Olímpico. Os responsáveis pelos Jogos cometiam o desatino de bradar que o “legado olímpico” seria palpável em todas regiões do país, inclusive, as mais pobres. Sabíamos que a conversa daquela gente não ía além de power points bem elaborados. Era pura conversa fiada para tentar justificar os bilhões de dinheiro público da União Federal. No artigo que escrevi na Folha de São Paulo no dia seguinte à escolha do Rio, ressaltei que o discurso da patota Olímpica era apenas uma grande hipocrisia. Mas confesso que errei em minhas provisões pós olímpicas. Por mais que eu achasse que a ressaca olímpicas seria grave, nunca imaginei que, após os Jogos Olimpicos do Rio, a situação estaria tão tenebrosa. O Estado do Rio falido. A nação em crise econômica e política seríssima. As instituições sem credibilidade.  Muitos dos principais artífices da campanha e da construção das obras, políticos e empresários, estão presos, ou denunciados. A grande maioria da Confederações desportivas falidas e muitas delas respondendo a processos cíveis e criminais. O Parque Olímpico jogado à sua própria sorte. Outras instalações Olímpicas destruída, ou abandonadas, incluindo o Maracanã. Atletas e técnicos sem apoio, benefícios e desempregados. E a grande parte da população segue sem acesso ao esporte. Nunca poderíamos imaginar que a situação do Brasil estaria tão degradada após os Jogos Olímpicos. Lembrem-se, sempre, que a promessa da patota Olímpica é que após os Jogos, não somente o esporte, mas o Brasil, estaria em outro patamar. Era tudo mentira.

Nunca a vaidade sublime de uma pessoa só fez tão mal a tanta gente no Brasil.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: