Home

Se o Dinheiro Tivesse Sido Investido na Massificação.

fevereiro 24, 2017

Nunca investiu-se tanto no esporte nos oito anos que antecederam os Jogos Rio 2.016. Da mesma forma, nunca investiu-se tão errado. A intenção do governo e da cartolagem nunca foi massificar e democratizar a prática esportiva. Tampouco criar uma política de Estado para o esporte do Brasil, desde a base. O dinheiro que foi injetado nesse segmento serviu, em primeiro lugar, para satisfazer os anseios megalômanos de gente preocupada, apenas, em realizar grandes eventos. Nada além disso.

Uma vez obtido o direito de sediar os Jogos Olímpicos, com muito medo de passar uma solene vergonha em casa, a ordem foi que todos os incentivos, recursos, energias e iniciativas fossem dedicados ao altíssimo rendimento, com o objetivo de ganhar o maior número de medalhas possíveis. Quiseram fazer em menos de oito anos aquilo que não fizeram em vinte. A base ficou ainda mais desasistida. São pouquíssimas as modalidades em que os jovens atletas têm, de suas Confederações, algum tipo de auxílio. Normalmente nas categorias de base é cada um por sí. Quem as sustentam são os clubes e as famílias.

Passados os Jogos Olímpicos, os próprios dirigentes organizadores reconhecem que não houve planejamento de longo prazo. Hoje, muitos atletas estão desempregados, sem benefícios e perspectivas.  E, com eles, seus técnicos e membros das equipes multidisciplinares.

Se em vez de investir bilhões em grandes eventos esportivos tivessem injetado parte nisso na formação e massificação de atletas, levar a prática do desporto a todas as escolas públicas do país, planejar, com honestidade e transparência, estaríamos, atualmente, em condições muito melhores. Uma geração olímpica se forma em cerca de três ciclos. A partir daí, com uma estrutura de esporte solidificada, o Brasil poderia ter começado a pensar em sediar Olimpíada.

No Brasil, a patota olímpica errou feio e quis começar a construção da casa pelo telhado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: