Home

Falta de Legado Olímpico É Escandaloso.

fevereiro 21, 2017

A mídia nacional e internacional têm repercutido o desastre que tem sido o legado olímpico brasileiro. Parece que o impacto negativo dessa aventura frustrada tem sido maior no exterior que aqui no Brasil. Em nosso país, são tantos os problemas, que a questão olímpica, muito séria, é tratada em segundo plano. Não deveria.

Deve ser lembrado que para justificar a aventura olímpica carioca, políticos e cartolas da ocasião fizeram uma série de promessas ao povo brasileiro, especialmente garantindo que, após os Jogos Olímpicos, o Brasil estaria em outro patamar esportivo, muito melhor que o anterior. E que para isso, foram gastos mais de R$ 30 Bilhões. O que se vê, hoje, é justamente o inverso. As instalações olímpicas que ainda não foram destruídas, desmontadas, estão deterioradas, sem uso. Os atletas de alto rendimento tiveram vários de seus incentivos reduzidos, ou cortados. Técnicos de alto renome deixaram o Brasil. A base esportiva segue inexistindo. Não existe política de Estado para o esporte brasileiro. As camadas mais pobres seguem sem acesso ao deporto. Professores de Educação Física permanecem trabalhando em condições precárias. Empresas eliminaram drasticamente seus incentivos ao esporte.

Não foi por falta de aviso. Muita gente que conhece profundamente a questão esportiva alertou que as promessas feitas antes dos Jogos Olímpicos Rio 2.016 eram um engodo. Que os organizadores estariam produzindo uma manada de elefantes brancos, que n]ão havia projeto de longo prazo para o esporte nacional, que o certame olímpico brasileiro tinha um fim em si mesmo e que o importava para aquela gente era o evento em si, os negócios que poderiam ser gerados a partir dele e nada além disso.

A única luz que vemos no fim do túnel de alguns movimentos oposicionistas em algumas Confederações, que podem ser o embrião de alguma mudança. De toda forma, enquanto os governos municipais, estaduais e federal não tiverem o esporte como prioridade, como questão de saúde, educação e lazer, antes de tudo, será muito difícil mudar as coisas.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos deveriam ser questionados pelos poderes públicos pelos bilhões utilizados e para um legado negativo.

Em 03 de outubro de 2.009, quando o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos, eu escrevi um artigo na Folha de São Paulo chamado “Uma Grande Hipocrisia”. O link está aí para que quiser ler, ou reler.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0310200909.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: