Home

“Legado” Olímpico Está Chegando Mais Rápido do Que Pensávamos.

janeiro 11, 2017

Escreveu o amigo e jornalista Afonso Augusto, de Brasília, que pensou que o “Negado” Olímpico apareceria somente por volta de um ano após os Jogos Rio 2.016. Ele nota, entretanto, que me menos de seis mês após o encerramento da Aventura Olímpica Brasileira, a conta está chegando. E ela é cara.

Logo após o fim dos Jogos Olímpicos, o esporte brasileiro entrou em crise profunda, moral, financeira e técnica. São Confederações envolvidas em denúncias de escândalos, cortes de patrocínios, delegações nacionais diminutas em competições importantes, técnicos que vão embora, atletas com futuro incerto e sem receber, Maracanã jogado às moscas, Parque Olímpico que ninguém quer e assim por diante. Isso tudo é justamente o contrário daquilo que apregoavam os organizadores e políticos para justificar os bilhões de dinheiro dos contribuintes usados para essa algazarra.

Os Jogos, enquanto competição e nada mais, durante duas semana, foram bons. É certo que o COI, quando viu que o risco de o evento fazer água era grande, interveio e botou um cabresto no Comitê Organizador e nos políticos cariocas. E, no tapa, a coisa saiu bem melhor do que se esperava. Mas vale a pena a animada festa de abertura?  Eu acho que não. Não houve absolutamente nada de bom que tenha ficado para o esporte do Brasil, nem para o alto rendimento, nem para a constituição de uma política de Estado para o esporte brasileiro. Como disse o Secretário de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, “é como aquele pai que gasta os tubos para dar uma festa de quinze anos para a filha e no dia seguinte não tem dinheiro para comprar o almoço”. A insegurança e incertezas que enfrentam os atletas Olímpicos é enorme. E isso não é justo com eles. Para os políticos e organizadores, o que importou foi o evento em si. E não o que de bom ele poderia ter proporcionado. Como também asseverou Afonso Augusto, “custou muito caro ver o show do Bolt.”

Em tempo, reproduzo aqui a sugestão de mais um amigo do Blog, que diz que com tantos escândalos no esporte brasileiro, está na hora de os Ministérios Públicos Federal e Estaduais, criarem um grupo especializado e dedicado somente em investigação de crimes financeiros nesse segmento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: