Home

O Basquete do Brasil.

novembro 23, 2016

O que aconteceu com as seleções brasileiras de basquete nos Jogos Olímpicos já era um prenúncio do estado de calamidade que se tornaria a Confederação Brasileira de Basquete (“CBB”). O time masculino era bom e tinha condições de ter feito melhor papel. O feminino, embora sem tantos talentos amadurecidos, também poderia ter se saído melhor. Mas por melhores que sejam nossos atletas, a desgraça administrativa que se encontrava a CBB os afetaria, como de fato verificou-se. Assim, o vexame do basquete brasileiro nos Jogos do Rio tem sua maior culpa fora das quadras.

Ocorre que a bancarrota da CBB não aconteceu do dia para noite. Muito já se falava e muito já se sabia do debacle daquela Confederação. O correto teria sido corrigir os rumos da modalidade muito antes, de tal forma a não deixar chegar a esse ponto. Chega a ser irônico que, logo após os Jogos Olímpicos em casa, esse esporte, quando deveria estar em plena ascensão, chega ao seu pior momento.

Antes dos Jogos Olímpicos não era interessante para os dirigentes expor publicamente as mazelas administrativas do desporto brasileiro. Por isso, todas as suas falhas, que não eram poucas, foram sendo camufladas, escamoteadas, como se no país Olímpico tudo corresse às mil maravilhas. O efeito foi péssimo. Não apenas o basquete, mas outras modalidades, estão em palpos de aranha.

A solução do basquete brasileiro, que por muitas décadas militou entre os maiores do mundo, existe, mas não será a curto prazo. É um caminho longo a percorrer. A suspenção imposta pela FIBA é vexatória, porém necessária.

No basquete brasileiro existem pessoas muito competentes, principalmente entre os antigos atletas. A solução, portanto, começa pela renovação completa das pessoas que ultimamente dirigiram a CBB. É necessário reunir um Conselho de Notáveis, com atletas, antigos atletas  e dirigentes competentes e bem intencionados, porque daí, certamente, sairão ideias boas para retomar os rumos desse esporte tão magnífico e que tantos louros já deu ao Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: