Home

Denúncias Sobre A CBDA Crescem.

setembro 21, 2016

O Ministério Público Federal divulgou notícias estarrecedoras sobre suposto engendramento de esquema criminoso na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (“CBDA”), lesando a entidade, atletas, técnicos e o erário público. A CBDA tem seus cofres abastecidos por dinheiro público, da Lei Piva (repasses do Comitê Olímpico do Brasil), dos Correios e repasses do Ministério do Esporte.

O que causa espanto é o silêncio estarrecedor do Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) e do Ministério do Esporte. Essas entidades são responsáveis pelos destinos dos desportos no Brasil e não podem se omitir. Por muito menos, o COB interveio violentamente em algumas Confederações. Talvez porque fossem Confederações de oposição e a CBDA não seja.

Por enquanto as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público são indícios (por isso o nome “Indiciados”). Mas são indícios tão forte que dão, sim, ensejo à ação que o próprio Ministério Público propõe em face da CBDA, em que pede, liminarmente, o bloqueio dos bens da Confederação e dos demais investigados, bem como a destituição do presidente Coaracy Nunes. Faz bem o Ministério Público em ajuizar essa ação, pois o que está sendo investigado é um bem comum, patrimônio público, pois, reitere-se, a CBDA vive de dinheiro do povo.

A Procuradora responsável pelo caso é a Eminente Dra. Thamea Danelon Valiengo e o processo leva o número 0020642-46.2016.403.6100. Quem quiser acompanhá-lo poderá fazê-lo no website da Justiça Federal da 3ª Região.

Esses movimentos que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal têm feito são a esperança de que mudanças profundas podem ocorrer na estrutura do Olimpismo brasileiro.

A nota divulgada pela CBDA é duvidosa. Diz a Confederação que as ações da Polícia Federal e no Ministério Público são parte de “um complô eleitoral para beneficiar a oposição. E que o assunto deveria estar no MP do Rio de Janeiro”. Patético essa nota da CBDA. Em primeiro lugar, não é crível que a Polícia Federal e o Ministério Público se prestariam ao papel de movimentar suas estruturas por causa de uma eleição em Confederação desportiva. Isso achincalhar com a Polícia Federal  e com o Ministério Público. Em segundo lugar, ao dizer que o processo deveria ir para o MP do Rio, a CBDA acha que no Rio o processo não teria o rigor necessário? Claro que não. A nota da CBDA é péssima.

Também não acho crível que outros aliados políticos de longa data dos dirigentes da CBDA, de outras instâncias esportivas, não tivessem conhecimento disso.

Anúncios

One Response to “Denúncias Sobre A CBDA Crescem.”

  1. Vicente Alves Says:

    Saudações. Pela urgente criação de legislação que prevê e formata , títulos de em mercados de capitais (Bolsa de Valores), para a operação por fundos de investimento nacionais e internacionais, através dos clubes, com lastro em contratos desportivos entre clubes e atletas, e contratos de publicidade. Pontos importantes no texto sugerido por este internauta : 1. Definição de entidades do desporto aptas a emitir tais títulos, como clubes , centros de treinamento, atletas, 2. Fundo garantidor e securitizador, como seguro aos clubes, atletas e principalmente, ao investidor nestes títulos, que preveja mínimo percentual de resgate, em casos de contusão de atletas, desvios de condutas das entidades desportivas, outros, 3. Órgão Público fiscalizador externo de gestão das entidades do desporto, bem como da gestão das confederações e federações do desporto, comitês olímpicos, a Agência Nacional do Esporte.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: